Muito mais do que as vendas em si, no Brasil, ações como a Black Friday trazem reflexões e aprendizagens a quem respira negócios. O balanço de faturamento da data, já tradicional no calendário nacional, em 2023 ficou aquém do esperado para a maioria dos varejistas: 15% a menos que no ano passado, conforme dados da Neotrust. Diversos fatores influenciaram no cenário, entre eles, os desafios que o varejo brasileiro vem enfrentando nos últimos 12 meses.
Embora 2024 se desenhe com uma sensível melhora do desempenho do segmento, especialistas indicam que será um ano de cautela e marcado pelo foco em eficiência operacional. Por isso, estratégias que tragam efetividade e novos olhares sobre as práticas cotidianas de negócios precisam estar no radar desde já. “A relação de consumo atingiu um nível que exige cada vez mais estratégias diferenciadas para gerar resultados. Por isso, olhar para o mercado internacional e absorver o que pode fazer sentido no mercado nacional é uma possibilidade que precisa ser considerada pelos varejistas brasileiros. A NRF é uma dessas oportunidades que acabam fazendo a diferença no desempenho dos negócios”, destaca Thiago Raitez, diretor comercial da Father & Company Brasil, empresa especializada em processos de internacionalização de empresas nacionais.
Essa potencialização do mindset global, mencionada por Thiago, tem raízes no conhecimento do que está sendo praticado no exterior, estudar as ações executadas no varejo pelo mundo, traçar um paralelo com o que se faz aqui no Brasil e adaptar os processos para a realidade local. “É de suma importância conhecer o ecossistema de negócios de outros países para a perenidade das empresas locais. A NRF é uma agenda especificamente voltada para isso, com mais de 300 palestras, expositores do mundo inteiro abordando inovações e tecnologias que podem impactar diretamente na forma de agir localmente”, lembra o especialista.
A presença na agenda por si só instiga o participante a sair da sua zona de conforto – mas a experiência pode ser potencializada com a curadoria das palestras a serem prestigiadas e a roteirização do que pode trazer insights para segmentos específicos, conforme o comportamento do consumidor. “Na missão que organizamos, desenvolvemos esse trabalho personalizado, para que a viagem traga realmente resultados práticos. Além disso, promovemos encontros paralelos à feira, para aumentar o networking, e também estendemos a estadia em Nova York, palco do evento, para levar os empresários a visitas técnicas no varejo norte-americano”, ressalta Thiago.
A missão organizada pela Father para a NRF 2024 oferece facilidades como valor diferenciado de acesso à feira, curadoria de palestras, monitoramento durante as visitas, encontro no consulado brasileiro em Nova York com a presença de empresários de renome internacional e roteirização guiada ao varejo de Nova York. As vagas são limitadas e mais informações podem ser conferidas aqui.
Sobre a Father & Company Brasil
Com mais de 25 anos de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com metodologia própria e patenteada. Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA, tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30 países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.
Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO