Search

Nova lei incentiva a quitação de dívidas com a Receita Federal

O Governo Federal sancionou no final de novembro a Lei nº 14740, de 2023, que instituiu o Programa de Autorregularização Tributária Incentivada, oferecendo condições especiais para empresas regularizarem débitos fiscais com a União. Quem aderir ao programa poderá liquidar os débitos com isenção de 100% dos juros de mora, mediante o pagamento de, no mínimo 50% do débito à vista e o parcelamento do valor restante em até 48 prestações mensais. 

Para a advogada tributarista Eduarda Prada Radtke, do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, a proposta é interessante para gerar regularidade fiscal do contribuinte. “As condições especiais oferecidas pelo programa podem representar uma economia significativa para as empresas, além de reduzir o risco de cobrança judicial dos débitos. A adesão a esse instrumento legal não apenas soluciona pendências fiscais, mas também permite a incorporação dessa ação como parte de um planejamento tributário preventivo”, afirma a jurista.

A lei incidirá, por exemplo, sobre o Imposto de Renda da pessoa física e jurídica, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto Territorial Rural (ITR) e sobre Produtos Industrializados (IPI), além de outros, que podem ser conferidos no Diário Oficial da União.

A adesão à autorregularização deve ser feita em até 90 dias após a regulamentação da lei, por meio da confissão do débito e do pagamento ou parcelamento do valor integral dos tributos devidos. Segundo o texto da lei, não poderão ser objeto de autorregularização os débitos apurados na forma do Simples Nacional.

Sobre o Flávio Pinheiro Neto Advogados
Formado por uma equipe altamente qualificada, o escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados destaca-se pela ampla competência técnica e pelo atendimento que valoriza a proximidade com os clientes. Os juristas têm como missão traduzir o ambiente legal para o dia a dia das empresas, garantindo o melhor cenário a cada negócio.


Fonte: Bruna Carolina de Souza – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

gestão condominial profissional

Como Dois Síndicos Estão Transformando a Gestão Condominial no Brasil

EmpreendaSC Cast

Etanol lidera alta de preços de combustíveis em 2025, aponta ValeCard

Notícias

PMI de serviços dos EUA cai em dezembro, com PMI composto em baixa

Notícias

INSS reajusta piso previdenciário para 2026 e define calendário de pagamentos

Notícias

Reviver produção de petróleo na Venezuela exige bilhões e anos, dizem especialistas

Notícias