O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, visitou a sede da Bludata para conhecer o primeiro prédio empresarial com reconhecimento de sustentabilidade em Santa Catarina. Acompanhado da vice-prefeita, Maria Regina Soar, o gestor municipal passou pelos ambientes do prédio e conversou com o diretor da empresa, José Henrique da Silva.
Recentemente a Bludata, empresa de tecnologia referência em Blumenau e na região no desenvolvimento de softwares para gestão de negócios e sistemas para autoescolas e despachantes, recebeu a certificação Leed da Green Building Council Brasil (GBC). O reconhecimento faz parte de um movimento global de reconhecimento a iniciativas sustentáveis.
Foram cerca de R$ 7 milhões investidos e seis anos para a construção do edifício. Houve a preservação de área verde e replante de espécies naturais e frutíferas, conforme indicação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). Entre os diferenciais que tornam o prédio de sete andares um “edifício verde” estão o uso de energia fotovoltaica, vidros com isolamento termoacústico, paisagismo que evita a necessidade de rega constante, tratamento e reaproveitamento de água da chuva, sistema de ar condicionado que filtra o ar dos ambientes.
“Todo o material utilizado na obra precisava ser auditado e certificado, mas hoje contamos com instalações que alinham segurança, qualidade e consciência ambiental, mostrando que é possível fazer diferente. Nossa estrutura foi pensada dessa forma porque é uma maneira clara de alinhar o espaço com nosso valor de qualidade de entrega. Também contamos com datacenter certificado globalmente, o que transmite aos clientes segurança e confiança”, destaca José Henrique da Silva, diretor da Bludata.
Já o prefeito afirma que é um orgulho para a cidade a conscientização com relação ao meio ambiente e a instalação de um prédio com tais características se torna um exemplo para outros negócios. “Fala-se muito em reciclagem, reaproveitamento de água, mas já passou da hora de darmos passos a mais quando falamos da agenda verde. Ver que a Bludata, empresa símbolo de Blumenau com relação à tecnologia e negócios, tem esse olhar voltado para cuidar do meio ambiente é de grande satisfação para nós e possibilita entender melhor como podemos apoiar neste cenário”, diz o prefeito Mário Hildebrandt.
Resultados que impressionam
Entre os ganhos já registrados no investimento estão a redução de 74% do consumo da água no interior do edifício, através de metais e louças eficientes e aproveitamento de água pluvial nos vasos sanitários e mictórios. Aproximadamente 425 mil litros de água são economizados anualmente.
Outro fator de impacto é a redução total de 49% do consumo energético do edifício em relação a referências internacionais, através de iluminação LED, fachadas com vidros de proteção solar, sistemas eficientes de ar-condicionado, ventilação por demanda nas garagens e áreas de escritórios, e geração local de energias renováveis com sistema de 22.9 kW de painéis fotovoltaicos. Esta redução representa uma economia anual de aproximadamente R$ 54 mil em energia elétrica.
Houve também a redução da carga térmica do edifício (calor que impacta no conforto e no consumo de ar refrigerado do ambiente) em 34%, graças aos sistemas mecânicos de ventilação e exaustão, que mantêm o ar fresco e diluem possíveis contaminantes. As fachadas em vidro de proteção solar também contribuem para o conforto térmico, valorizando a vista da região.
Sobre a empresa
A Bludata está há mais de 30 anos no mercado, trabalhando com desenvolvimento de software para gestão de negócios. Pioneira em sistemas para autoescolas e líder de mercado em software para despachantes, também desenvolve soluções financeiras de office e internet banking, sistemas para segmentos automotivos e educação à distância.
Fonte: Bruna Carolina de Souza – TREVO COMUNICAÇÃO