Search

Construção de complexo cinematográfico pode tornar Santa Catarina um polo do setor e alavancar o turismo

Segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo (Santur) mais de 1,3 milhão de turistas desembarcaram em Santa Catarina entre janeiro e março de 2023.  O Estado é conhecido pela força turística por diversos motivos e uma infinidade de atrativos. E deve se tornar ainda maior. Com o intuito de fomentar o setor e trazer ainda mais turistas ao longo de todo o ano, novos projetos estão chegando. A Rockset, com quase uma década de atuação no mercado audiovisual e à frente de grandes produções e parcerias, até mesmo internacionais, tem como objetivo para os próximos anos a construção de um complexo cinematográfico em Santa Catarina. Com isso, o intuito é tornar a região um polo nesse setor e impulsionar o turismo no Estado com mais produções e qualificação profissional. “Com esse projeto vamos mobilizar a região de diversas formas. Temos dados de que 67% dos gastos com produção cinematográfica são direcionados a outros setores, como gastronomia, hotelaria, transporte e serviços jurídicos e financeiros. Ou seja, mais movimentação econômica, crescimento e geração de empregos para Santa Catarina”, explica Luiz Razia, sócio-diretor da Rockset.

 A novidade foi apresentada durante o lançamento do curta-metragem Código Pirata, produção que é o resultado das primeiras turmas da Oficina Rockset, outro projeto lançado pela empresa catarinense que busca qualificar a mão de obra e segue paralelo ao complexo. Ao todo, mais de 21 mil metros quadrados de área construída e mais de sete mil metros quadrados de estacionamento estão previstos. O complexo, que ficará no Vale do Itajaí, contará com a sede da produtora Rockset, salas de cinemas, anfiteatro, museu do cinema, restaurantes temáticos e cafés, e lojas. “Temos um Estado completo para grandes produções. Em um raio de 200 quilômetros de Itajaí os mais perfeitos cenários, que se misturam entre praias, dunas deserto, montanhas e cânions, metrópole e estradas. Com isso, o crescimento das empresas do setor e a profissionalização conseguiremos trazer para cá ainda mais projetos de renome que podem ir para salas de cinema e plataformas de streaming”, comenta Rodrigo Barbosa, sócio-diretor da Rockset.

Para Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Santa Catarina, o projeto da Rockset já vem maduro e ao encontro com o que o Governo do Estado busca. “SC tem muito a explorar pelo audiovisual. Já tínhamos pensando em como divulgar o turismo além da praia e do mar, que são um tanto conhecidos. E essa ideia vem para somar e já é algo que acontece em outros locais do mundo, fora dos Estados Unidos que é o grande polo. Vemos África do Sul, Ásia e outros países se desenvolvendo nesse setor porque é mais barato produzir em outros locais além do solo americano”, destaca. Ele entende, no entanto, que é necessário se desenvolver. “Para isso também precisaremos de capacitação e a Rockset traz isso junto para o projeto. Já apoiamos institucionalmente a Rockset, assim como outros projetos audiovisuais no Estado. E estamos muito felizes em sermos parceiros, e com bons projetos para o futuro”, ressalta.

O Itaú Cultural trouxe em uma pesquisa dados que revelam que o PIB (Produto Interno Bruto) da economia da cultura e indústrias criativas corresponde 3,11% do total, ultrapassando até mesmo a indústria automobilística, que conta com 2,5%. “Com os novos projetos queremos fomentar o setor no nosso Estado e instigar mais empresas que trarão força de mercado e oferecer a capacitação profissional. Além, é claro da film commission  para suporte nacional e internacional. O complexo contará com uma infraestrutura completa para produções, equipamentos, o apoio de mão de obra técnica qualificada, suporte técnico, logístico e legal”, explica Razia.

Agora, os sócios da Rockset têm pela frente alguns processos que estão em desenvolvimento e precisam ser bem elaborados para que o projeto siga novos rumos. “Estamos numa fase da implementação da governança corporativa para que a Rockset fique mais robusta em termos empresariais. Em seguida daremos o engate no plano de negócio desse complexo, que será apresentado ao poder público e outros empresários, inclusive nos Estados Unidos. Nessa fase, que ainda levará um certo tempo, traremos os dados completos, estudos e também o impacto desse projeto em Santa Catarina”, complementa Barbosa.

Novas produções em breve

Além do recém-lançado curta-metragem Código Pirata, produzido nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú, a Rockset lançará dois longas-metragens. Os novos projetos são Honra de Cowboy, com Sidney Santiago, Paloma Bernardi e Nina Baiocchi, e Futuro do Passado, que terá no elenco Fabio Rabello, Milena Martines, Oscar Magrini, Danielle Winitts, Jarbas Homem de Mello, João Guilherme e Karin Hills.

Atualmente a Rockset conta com uma equipe com mais de 50 profissionais diretos, além de outros indiretos que são contratados mensalmente para grandes projetos. E toda essa movimentação gera à empresa catarinense um faturamento médio anual de R$ 6 milhões. Para o fim de 2023 a previsão é alcançar a casa dos R$ 8 milhões. 


Fonte: Camila Tibes – Oficina das Palavras

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Alexandre José no empreendedorismo da comunicação

Alexandre José: Da Rádio ao Empreendedorismo na Comunicação

Destaques
Buffalo’s Charcutaria churrasco artesanal

Buffalo’s Charcutaria: O Sabor Artesanal que Revoluciona o Churrasco

Destaques
empreendedorismo no esporte

Empreendedorismo no Esporte: A História de Jean Witte da J3 Sports

Destaques
Aceleração de startups com foco em inteligência artificial

Audaces Lab 2.0 acelera startups com foco em Inteligência Artificial

Notícias
Imposto de Renda 2025 para investidores

Imposto de Renda 2025: 3 Erros Comuns de Investidores e Como Evitá-los

Notícias