Em Oak Ridge, Tennessee (EUA), a Kairos Energy constrói um dos primeiros reatores de nova geração, os pequenos reatores modulares. O projeto se insere em um cenário de otimismo no setor, com o objetivo de fornecer energia barata e atender à crescente demanda da inteligência artificial.
Novos Reatores e a Promessa de Energia Barata
Empresas buscam construir reatores que prometem ser mais econômicos que as usinas nucleares tradicionais. A tecnologia foca na redução do tamanho dos reatores, com componentes produzidos em massa e montagem mais ágil. A Kairos Energy projeta um reator que, ao invés de água, utilizará sal para aquecimento, com pouco mais de 10 metros de altura, ocupando 243 mil metros quadrados, incluindo dois prédios de reatores e uma turbina.
Desafios e Custos da Indústria Nuclear
A indústria nuclear enfrenta desafios históricos, como custos elevados e atrasos. Nos EUA, a construção de novas usinas é menor em comparação com a China, que construiu mais de três dezenas de reatores na última década. Nos EUA, foram apenas dois, que ficaram prontos com anos de atraso e custos elevados. O ex-presidente Donald Trump destinou US$ 800 milhões a novas tecnologias de reatores e US$ 1 bilhão em garantias de empréstimos para reativar a usina de Three Mile Island.
Projetos em Andamento e Novas Tecnologias
A Kairos Energy planeja concluir um reator de testes em 2028 e uma unidade de demonstração até 2030. A empresa tem um contrato para fornecer 500 megawatts de capacidade ao Google até 2035. Os reatores utilizarão o combustível Triso, desenvolvido pelo Departamento de Energia, que contém urânio enriquecido. Embora o combustível Triso seja visto como um avanço, cientistas como Edwin Lyman, da Union of Concerned Scientists, expressam preocupações sobre segurança.
Perspectivas e Opiniões no Setor
Charles Oppenheimer, neto de J. Robert Oppenheimer, mostra otimismo em relação aos projetos da Kairos. Outras empresas, como GE Vernova Hitachi Nuclear Energy e TerraPower, também estão desenvolvendo projetos. A Radiant Energy Group planeja construir um microrreator portátil em Oak Ridge.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp