Search

Acordo UE-Mercosul: Líderes celebram aprovação e definem data de assinatura

Acordo UE-Mercosul: Líderes celebram aprovação e definem data de assinatura

A aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia gerou reações positivas entre líderes políticos e autoridades. A assinatura do tratado, que visa a criação de uma zona de livre comércio, está agendada para 17 de janeiro no Paraguai.

Reações de Líderes Europeus

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, classificou o acordo como um “marco na política comercial europeia”. Em sua publicação na plataforma X, Merz ressaltou a importância do acordo para a Alemanha e a Europa, mas mencionou a duração das negociações, iniciadas há 25 anos. A ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl-Reisinger, também comemorou a aprovação, apesar do voto contrário de seu país, destacando os benefícios para a economia, negócios e prosperidade.

Posicionamentos no Brasil e na Polônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na mesma plataforma, que o acordo foi uma “vitória do diálogo e da negociação”, destacando-o como um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. Em contrapartida, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Polônia, Stefan Krajewski, lamentou a aprovação, enfatizando as potenciais consequências para os agricultores poloneses.

Expectativas e Próximos Passos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou o acordo como um passo importante para a cooperação internacional. O chanceler argentino, Pablo Quirno Magrane, divulgou a data e o local da assinatura, que ocorrerá em 17 de janeiro no Paraguai. O acordo, negociado desde 1999, prevê a eliminação de tarifas sobre mais de 90% do comércio entre os dois blocos, abrangendo mais de 700 milhões de consumidores.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Poupança registra saque líquido de R$ 85,568 bilhões em 2025, informa Banco Central

Notícias

Payroll dos EUA: Criação de vagas desacelera em dezembro, taxa de desemprego cai

Notícias

IPCA de 2025: Inflação fecha em 4,26%, mas serviços acendem alerta

Notícias

Argentina quita dívida com EUA e títulos sobem após pagamentos

Notícias

União Europeia aprova acordo com Mercosul após 26 anos; assinatura em janeiro

Notícias