Search

UE aprova acordo comercial com Mercosul após 26 anos de negociações

Países da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira (9) um acordo comercial com o Mercosul, pavimentando o caminho para que o bloco europeu assine, na próxima semana, o maior tratado de livre-comércio de sua história. A decisão foi formalizada em reunião de embaixadores da UE em Bruxelas, conforme informaram agências de notícias.

Aprovação em Bruxelas e Próximos Passos

A aprovação ocorreu apesar da oposição da França e de outros países. Os países da UE têm até as 13h (horário de Brasília) para confirmar seus votos por escrito. O acordo ainda precisa da aprovação do Parlamento Europeu para entrar em vigor.

Contexto da Negociação

O acordo, que encerra 26 anos de negociações entre a Comissão Europeia e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), prevê a criação da maior área de livre-comércio do mundo, com cerca de 700 milhões de pessoas. A Polônia, Áustria, Hungria e Irlanda votaram contra o acordo, enquanto a Bélgica se absteve.

Salvaguardas e Mecanismos de Proteção

O apoio dos países da UE veio após a adoção de uma salvaguarda que permite monitoramento do mercado agrícola europeu. As medidas preveem mecanismos automáticos de proteção em caso de aumento significativo de importações do Mercosul. A Itália solicitou a redução do percentual de importações que serve de gatilho de 8% para 5%, mas não se sabe se essa alteração será incorporada ao texto final.

Impactos e Próximos Desdobramentos

O acordo é visto por Bruxelas como um avanço geopolítico, especialmente diante do aumento da participação da China no comércio e influência na América Latina. Setores como o automotivo, aviação, máquinas e exportações agrícolas europeias devem ser beneficiados. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve viajar ao Paraguai na próxima semana para assinar o acordo. Partes do acordo que extrapolam a política comercial também terão de passar pelos parlamentos nacionais dos países da União Europeia.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Poupança registra saque líquido de R$ 85,568 bilhões em 2025, informa Banco Central

Notícias

Payroll dos EUA: Criação de vagas desacelera em dezembro, taxa de desemprego cai

Notícias

IPCA de 2025: Inflação fecha em 4,26%, mas serviços acendem alerta

Notícias

Argentina quita dívida com EUA e títulos sobem após pagamentos

Notícias

União Europeia aprova acordo com Mercosul após 26 anos; assinatura em janeiro

Notícias