A Venezuela liberou o acesso à rede social X nesta terça-feira (13), após mais de um ano de bloqueio imposto pelo governo de Nicolás Maduro. O acesso foi inicialmente restabelecido para usuários da operadora Digitel, enquanto outras operadoras ainda apresentavam funcionamento parcial, de acordo com a agência de notícias AFP.
Mudança na estratégia de comunicação
A decisão de liberar o acesso ao X marca uma mudança na estratégia de comunicação do governo interino. O bloqueio total da plataforma foi implementado em agosto de 2024, após questionamentos sobre a reeleição de Maduro. Na época, o governo alegou que a rede social promovia desinformação e incitava o ódio.
Com a retomada do acesso, figuras proeminentes do governo, como a presidente interina Delcy Rodríguez e o ministro do Interior, Diosdado Cabello, voltaram a usar a plataforma. Rodríguez publicou sua primeira mensagem desde setembro de 2024, pedindo unidade nacional, estabilidade econômica e justiça social. A conta de Maduro também foi reativada.
A normalização completa do acesso ao X ainda depende de ajustes técnicos das operadoras e de futuras decisões do governo interino.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp