Search

Vendas do varejo brasileiro caem 0,5% em 2025, aponta Índice Stone

O varejo brasileiro fechou 2025 com queda de 0,5% no volume de vendas em relação a 2024, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). A retração, influenciada por fatores como juros altos e endividamento das famílias, evidencia o esgotamento de estímulos ao consumo, segundo o economista da Stone, Guilherme Freitas.

O indicador também apontou recuo de 1,5% em dezembro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024, e queda de 0,9% nas vendas de dezembro em relação a novembro.

Queda no último trimestre

No último trimestre de 2025, o volume de vendas do varejo recuou 1,7% em comparação com o mesmo período de 2024. Freitas aponta que o desempenho reflete os limites do impulso do mercado de trabalho, com o comprometimento da renda das famílias e condições de crédito mais restritivas.

Segmentos em destaque

No acumulado do ano, quatro segmentos registraram alta: Móveis e Eletrodomésticos (2,4%), Artigos Farmacêuticos (1,5%), Material de Construção (0,9%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,3%). Em contrapartida, Combustíveis e Lubrificantes (-5,7%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-4,6%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-4,3%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (-0,4%) apresentaram queda.

Em dezembro, apenas Material de Construção (1,7%), Artigos Farmacêuticos (0,6%) e Combustíveis e Lubrificantes (0,3%) tiveram crescimento. Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-5,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (-3,4%) e Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-3,2%) lideraram as retrações.

Desempenho regional

No âmbito regional, apenas Piauí (2,3%), Alagoas (1,2%) e Rondônia (1,1%) apresentaram crescimento anual. Mato Grosso do Sul (-5,9%), Amazonas (-5%), Ceará (-4,4%), Tocantins (4,3%), Espírito Santo e Rio Grande do Sul (4,2%) lideraram as quedas.

O resultado do varejo em 2025 reflete um cenário de restrição financeira para as famílias, com impactos em diversos segmentos e diferentes regiões do país.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

PF apreende bens em operação contra o Banco Master; banqueiro é alvo

Mercado Financeiro

STJ mantém afastamento de diretores de presídio por tortura

Política

Toffoli determina lacração de materiais apreendidos em operação contra o Banco Master

Mercado Financeiro

Apagão em SP: Enel revisa número de clientes afetados para 4,4 milhões

Notícias

Justiça cobra explicações da Prefeitura de SP sobre aumento da tarifa de ônibus

Política