A União Europeia está elaborando opções para a adesão da Ucrânia a um futuro acordo de paz, conforme fontes familiarizadas com o assunto.
As opções em estudo incluem a concessão à Ucrânia da proteção associada à adesão à UE e acesso imediato a alguns direitos de membro. As informações foram divulgadas por pessoas que falaram sob condição de anonimato.
O bloco também poderá fornecer à Ucrânia um cronograma das etapas para avançar no processo formal. Outras opções em discussão envolvem seguir o caminho de adesão existente ou introduzir um período de transição e uma entrada gradual no bloco.
O plano de paz de 20 pontos da Ucrânia, elaborado com os EUA, prevê a adesão à UE em 2027. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que o país tem como meta ingressar no bloco até essa data.
Um porta-voz da Comissão Europeia afirmou que a adesão de Kyiv à UE faz parte das discussões sobre um acordo de paz.
A UE já aprofunda laços com países candidatos antes da adesão. A Ucrânia recebeu o status de país candidato em 2022 e obteve aprovação para iniciar negociações de adesão no final de 2023. As negociações formais começaram em 2024, mas foram interrompidas pela Hungria.
A adesão à UE geralmente leva anos e depende do apoio de todos os Estados-membros.




