Search

Startup catarinense fundada por psicóloga cresce 300% com metodologia para mapear felicidade no trabalho

Um esgotamento mental por motivos profissionais foi o impulso para que psicóloga Iara Sobrinho transformasse um projeto de MBA em uma startup voltada à qualidade de vida nos ambientes de trabalho. Em 2020, ano de isolamento e início da pandemia, Iara levou para sua pós-graduação em Inovação e Gestão de Pessoas na PUC/RS uma ideia que levou, posteriormente, à criação da Floway, uma startup com base em Florianópolis (SC) que oferece certificação e mapeamento em segurança psicológica e de felicidade no trabalho, além de treinamentos de cultura e liderança para empresas. 

“Andava cansada, com indicativos de que se continuasse naquele caminho cairia em um burnout. Foi quando decidi refletir sobre a prática, com orientação e apoio, e criei um projeto de educação corporativa que resolvesse problemas de segurança psicológica e bem-estar na rotina das empresas”, conta Iara. Apresentado como trabalho de conclusão do MBA, a ideia foi bem avaliada. 

Com experiência em cultura organizacional, segurança psicológica e felicidade no trabalho, Iara saiu do emprego antigo, buscou pessoas nas áreas de marketing, comercial, tecnologia da informação e educação corporativa e começou a “rodar” o ecossistema inovador de Santa Catarina buscando mentorias e aceleração: nesta jornada, passou por programas como Sebrae Delas, Sebraetec, Sebrae Agente Local de Inovação, 49 educação, BRDE Labs e Mulheres + Tech 2022. Neste último, recebeu para a Floway um aporte da FAPESC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, para desenvolver uma plataforma de coleta de dados para os mapas organizacionais e as certificações em segurança psicológica ou de felicidade no trabalho. 

A ideia deu certo e, de lá para cá, a empresa cresceu 300% em faturamento até setembro de 2023 em comparação a 2022. Atualmente, conta com 17 clientes e a expectativa é chegar a 60 em 2024.

Para criar os mapas organizacionais, a startup usou os conceitos de Felicidade Interna Bruta (FIB) – existente desde os anos 1970 para medir a felicidade nos países – e  “Segurança Psicológica”, desenvolvida por Timothy Clark, considerado um dos principais fator para obter times inovadores e com alta performance.  “Dados não mentem, mas também não sentem. E muitas vezes seu uso pode ser reducionista se não for bem aplicado. Existem milhares de pesquisas gratuitas na internet, mas poucas têm validação científica sobre a sua eficácia”, completa a empreendedora. 

De acordo com o relatório “State of the Global Workplace 2023”, da Gallup, o nível de engajamento de colaboradores na América Latina é de 31%, contra os 69% de pessoas desengajadas. A Gallup estima também  que o baixo engajamento custa à economia global US$ 8,8 trilhões e representa 9% do PIB global – sem contar os altos índice de estresse (44%), que reflete no trabalho, na economia e nas organizações.

A startup faz uma coleta de dados anônima para que colaboradores se sintam seguros em responder.  “Alguns empresários procuram o mapa para se certificar de que suas ações de cultura trazem os resultados esperados, para manter o time engajado e mostrar se as pessoas estão felizes em fazer parte da empresa. Outros priorizam a inovação e abertura ao aprendizado, mapeando os índices de segurança psicológica de sua cultura”, explica. 


Fonte: Startup catarinense fundada por psicóloga cresce 300% com metodologia para mapear felicidade no trabalho – SC Inova

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Desempenho das ações dos EUA

Desempenho das Ações dos EUA Impactado por Lucros da Tecnologia

Notícias
Marcas preparadas para o futuro no Brasil

As Marcas Mais Preparadas para o Futuro no Brasil

Notícias
Experiência imersiva na Schneider Electric para jovens

Experiência Imersiva na Schneider Electric para Jovens em Blumenau

Notícias
Encontro de Negócios Empreendasc em Blumenau

5º Encontro de Negócios Empreendasc em Blumenau: Liderança e Networking em Alta

Empreendedorismo
comunicação de proposta de valor

Marcas com Boa Comunicação Atraem Mais Investimentos, Aponta Estudo

Notícias