Search

Sebrae/SC realiza ação de apoio às micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas em Rio do Sul

As chuvas que assolam Santa Catarina em 2023 trazem inúmeros prejuízos para as micro e pequenas empresas catarinenses. O município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi um dos mais atingidos e enfrenta a sua sétima enchente do ano. Para auxiliar os empresários neste momento de crise, o Sebrae/SC promove nos dias 5 e 6 de dezembro uma ação do Programa Recupera SC. O evento, gratuito, vai oferecer atendimento emergencial com consultorias voltadas para a reestruturação das empresas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, explica que desastres climáticos como esses podem colocar em risco a saúde financeira de uma empresa e por isso a atuação do Sebrae/SC é fundamental. “Sabemos o quanto é difícil para um pequeno negócio se reerguer após perdas na sua estrutura física. Nesse sentido, essa ação em Rio do Sul é um primeiro movimento para orientar as empresas a agir neste momento de crise. Queremos entender quais são as principais demandas e direcionar os empresários para consultorias gratuitas e individuais em áreas como finanças, gestão de pessoas, planejamento estratégico e vendas”, explica o presidente.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, reitera que a situação é grave e a atuação conjunta das entidades e dos órgãos públicos é fundamental para garantir a sobrevivência dessas empresas. “Um levamento do Sebrae/SC estima que cerca de 390 mil micro e pequenas empresas foram afetadas com as chuvas em SC, sendo que os MEIs representam 57% do total, seguidos por microempresas, 36%, e empresas de pequeno porte, 7%. A união de esforços neste momento é fundamental para dar assistência a esses empresários e viabilizar a normalidade o mais rápido possível”, comenta o diretor.

A ação do Recupera SC será no Centro de Inovação Norberto Frahm, o CINF, e conta com o apoio da CDL de Rio do Sul, ACIRS, Casa do Empreendedor, Prefeitura de Rio do Sul e AMPE do munícipio. O atendimento será das 8h às 17h.

Acesso a crédito

A demanda por acesso a crédito é uma das prioridades dos empresários. Na última semana, o Sebrae/SC protocolou uma carta ao presidente do Badesc, Ari Rabioli, ao presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, ao Superintendente Estadual de Varejo do Banco do Brasil, Rafael Alesi, e ao Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Canani Medeiros, em que solicita apoio e prioridade das instituições financeiras na criação de linhas de crédito especiais aos pequenos negócios atingidos pelas chuvas no Estado.

Uma carta também foi enviada ao governador Jorginho Mello, em que o Sebrae/SC pede a sua intervenção junto aos órgãos competentes para que sejam mobilizados e alocados recursos para o atendimento a essa demanda urgente e fundamental para o restabelecimento das atividades econômicas das pequenas empresas localizadas nas áreas atingidas.

Nos documentos, o Sebrae/SC compromete-se a disponibilizar profissionais técnicos e consultores para realização das análises e levantamentos necessários, em termos de dados financeiros e de gestão das empresas, além da organização de elementos documentais que contribuam e agilizem os trâmites de liberação de recursos.


Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

FastBuilt inaugura nova sede

FastBuilt inaugura nova sede em Blumenau e acelera expansão

Notícias
Sinalização de imagens geradas por IA

Google sinalizará imagens geradas por IA em buscas a partir de 2024

Notícias
Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias