Somos clientes o tempo inteiro. Todos os dias. De vários produtos e serviços. Somos clientes de padaria, mercado, lojas, posto de gasolina, clinicas, médicos, internet, celular, equipamentos eletrônicos, roupas, comida, e muitas outras coisas mais. Mas sempre tem aqueles lugares que se destacam por alguma coisa. As vezes nem sabemos explicar o porquê uma empresa nos encantou tanto. E as vezes gostamos tanto de alguma coisa ou um lugar que preferimos pagar mais caro para viver aquilo novamente. Algumas coisas acabam vibrando o nosso cérebro e acabam nos marcando positivamente (ou não). Por isso é que precisamos entender o quanto o nosso produto ou serviço estão vibrando na cabeça do cliente. E lembre-se: fazer o básico não vibra. (Sobre esse tema falarei em outra oportunidade)
O fato é que estamos pagando para nos divertir, estamos pagando para nos sentir bem, estamos pagando para viver boas experiências. Existe uma mudança muito grande na forma de consumir, a gente começa a perceber que os novos consumidores estão deixando de lado o consumo de bens materiais para poder viver experiências. Existe uma tendência muito grande de jovens que não querem mais comprar carro e apartamento onde ele pode ter acesso fácil com UBER e locação de imóveis. E toda essa grana que iria para comprar esses bens, estão sendo investidos em forma de viver melhor.
Este comportamento reflete diretamente na forma como vamos oferecer nossos produtos e serviços. Agora pense como um consultório odontológico por exemplo, pode inovar para criar experiências.
Levei meus dois filhos em uma clínica odontológica para fazer uma avaliação. A consulta era cara, mas era recomendada por algumas pessoas e bem avaliada no Google. Assim que eu abri a porta eu já entendi que a experiência seria diferenciada. A recepção era enorme e tinha parede de escalada, uma árvore, cesta de basquete, brinquedos, grama sintética, entre outras coisas. A primeira impressão foi de querer ficar ali brincando. Fomos muito bem atendidos pela recepcionista que logo infestou o lugar com um cheiro de pipoca feito na hora. Tem cheiro mais feliz que cheiro de pipoca? Pipoca só lembra coisa boa.
Assim que o dentista abriu a porta do consultório nos convidando para entrar, percebi que tinha algo de estranho na sala dele. Primeiro que para entrar no consultório dele, as crianças têm duas opções. Usar a porta como uma pessoa normal ou subir uma escada, passar por um túnel secreto que passa por cima da recepcionista e termina em uma rede de proteção esticada por cima da cadeira do dentista. Nem preciso dizer que meus filhos imploraram para usar aparelho nos dentes para poder voltar todo mês no dentista.
Mas o mais importante nesse caso, é que ele conseguiu tirar um fardo gigante das costas dos pais de ter que empurrar o filho pro dentista. Para ir lá, não existe briga em casa, elas pedem para ir.
O que percebi aqui é que várias coisas vibraram no meu cérebro. Algumas coisas que envolvem nossos sentidos. Como o visual, o cheiro, a música, a diversão e a curiosidade. Tantas coisas chamaram a atenção, que meu cérebro ficava dizendo: UAU!.
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Empreendasc cast com Jorge Goetten