Talvez a primeira coisa que veio na sua cabeça após ler o título desse artigo é: mas como criar conexão e interação entre a equipe na era do home office?
Esse talvez seja um dos maiores desafios da atualidade para líderes e empresários.
Se conectar com pessoas pode significar diferentes coisas ao longo da vida. Quando se é criança, a conexão é ligada a sobrevivência, ao laço materno. Porém, a medida que se fica mais velho, passa a ser cada vez muito mais sobre sucesso do que sobre sobrevivência.
Cada pessoas precisa de um nível diferente de conectividade. Alguns tem uma larga de rede de amigos e conhecidos enquanto outros, como a arquiteta que vos escreve, tem um círculo fechado de 2 ou 3 pessoas. Um estudo da Universidade de Stanford revelou que 39% de todos os relacionamentos começou online. Pensando bem, esse dado não precisa nem de comprovação científica.
Quantos casais você conhece que tiveram o primeiro contato online? Isso significa que é sim possível construir conexões virtualmente.
O que você talvez não saiba é que muitas dessas relações passam por dificuldades quando passam a conviver pessoalmente. Essa dificuldade é o resultado do confronto entre a realidade e o bolo que o cérebro faz para criar a imagem da pessoa, pegando pedaços de informações (normalmente a parte boa que foi compartilhada) e preenchendo as lacunas para criar uma história que faça sentido para alimentar as crenças e desejos que temos.
Assim como nesse exemplo, no ambiente virtual de trabalho não há informação ou elementos ou até conectividade o suficiente para que o cérebro possa criar uma história, o que resulta em uma conexão incompleta com a empresa e com os colegas e consequentemente, menos engajamento e interesse no trabalho. Sabe aquela sensação de que a pessoa pode sair por qualquer 100 reais a mais? Então!
Apesar disso, precisamos levar em consideração que o período de lockdown fez muita gente ponderar o que realmente importa na vida. Como resultado, no período do retorno ao escritório muitos passaram a buscar alternativas – desde uma posição híbrida até permanecer 100% remoto. A conectividade dessas pessoas durante a pandemia transitou do escritório para a casa, criando novos laços com suas famílias e amigos.
Como então reverter esse sistema e voltar a trazer a interação e a conexão para os escritórios?
- É importante criar dentro da empresa um senso de tribo. Pense no poder de grupos, como times esportivos, grupos religiosos e até mesmo grupos políticos. O objetivo é gerar lealdade e, principalmente, união. Para isso, valorize sua marca e conte uma história através dela, com a qual as pessoas se identifiquem. Faça com que elas, literalmente, vistam a camisa da empresa. Traga para o ambiente de trabalho as cores e as formas da sua marca e crie um espaço de trabalho que esteja alinhado com a sua cultura, que inspire as pessoas a se conectarem cada vez mais com a empresa.
- Outra possibilidade é manter um certo nível de flexibilidade dentro do espaço de trabalho, criando diferentes possibilidades de locais para que o funcionário possa escolher o que mais lhe convém de acordo com o trabalho que irá executar (ex: áreas para criatividade, áreas para concentração, áreas de introspecção ou extrospecção). Isso dá um senso se controle parecido com o que se tem em casa, onde a pessoa pode escolher o ambiente em que quer estar.
- Também é importante que a equipe tenha um senso se propósito muito bem definido, que saibam que o trabalho que realizam é importante e que tem significado. Uma ideia é criar no escritório uma linha do tempo contando a história da empresa e incluindo a equipe nisso, com todas as suas conquistas e até mesmo dificuldades.
Criar conexão no ambiente de trabalho pode ser desafiador. Precisamos mudar aquele mindset de ”é assim que as coisas são por aqui e pronto” para “o que nós podemos fazer hoje para as coisas serem melhores por aqui?”. Só assim poderemos acompanhar o crescimento do mercado e continuar a prosperar em nossas empresas. Lembre-se que é no subconsciente que são tomadas a maior parte das decisões, portanto abastecer suas necessidades subconscientes mais primais (como a conexão e a interação com as pessoas) irá levar a uma força de trabalho muito mais engajada e leal.
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