A presidente do Federal Reserve Bank da Filadélfia, Anna Paulson, reiterou nesta quarta-feira (14) a expectativa de que o banco central possa reduzir as taxas de juros de curto prazo ainda este ano. A declaração foi feita em discurso preparado para evento da Câmara de Comércio da Grande Filadélfia, nos Estados Unidos.
Paulson condicionou a redução dos juros à moderação da inflação e à estabilização do mercado de trabalho. Segundo ela, a inflação deve ficar em torno de 2% até o final do ano, com crescimento de cerca de 2%, o que justificaria “alguns ajustes modestos adicionais na taxa de fundos”.
Contexto da política monetária
Em dezembro, o Fed reduziu sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 3,5%-3,75%. No ano, o banco já havia reduzido os juros em 0,75 ponto percentual. Paulson afirmou que a atual postura da política monetária é “um pouco restritiva”.
A autoridade também ressaltou que o mercado de trabalho mostra sinais de desaceleração, mas sem colapso, e que os riscos aumentaram, o que influenciou seu apoio aos cortes de juros. Paulson observou que o mercado de trabalho é um indicador mais confiável da economia do que os dados de crescimento.
As previsões do Fed para dezembro indicam um único corte para este ano. A maioria das autoridades ainda não sinalizou quando poderá ocorrer outro movimento de queda nos custos de empréstimos.
Diante das expectativas, a autoridade monetária sinaliza que novos cortes nos juros podem ocorrer até o final do ano, caso as projeções se confirmem.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp