Com melhorias na infraestrutura e equipamentos, o Porto Itapoá se destaca pela produtividade e capacidade de operação simultânea.
O Porto Itapoá opera três navios ao mesmo tempo, consolidando sua capacidade de operação simultânea. Na última semana, a movimentação foi conduzida por sete portêineres, liberando as embarcações em apenas 3h30. O cais do porto, com 800 metros de extensão, suporta até três navios simultâneos ou duas embarcações de grandes proporções, acima de 330 metros.
Operações detalhadas dos navios
O navio CMA CGM Amazon, com bandeira de Malta, possui 300 metros de comprimento e 48 metros de largura. Ele foi operado por três ternos, que incluem um portêiner, caminhões e guindastes. Já o Mercosul Santos, de bandeira brasileira, tem 210 metros de comprimento e 30 metros de largura, sendo operado por dois ternos. Por fim, o navio BBC Nagasaki, com bandeira de Antígua e Barbuda, movimentou uma carga breakbulk, utilizando um terno.
Investimentos e ampliação futura
Recentemente, o governador de Santa Catarina assinou um protocolo de intenções para viabilizar a ampliação e dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga. O objetivo é aumentar a profundidade de 14 para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros. A obra, orçada em R$ 300 milhões, envolve o Porto Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul e traz um modelo inovador de financiamento no Brasil.
Sétimo portêiner aumenta produtividade
A adição do sétimo portêiner trouxe um aumento de 15% na produtividade do Porto Itapoá, com a média de movimentos por hora (MPH) atingindo 94. Em alguns momentos, o MPH chegou a 197, refletindo uma redução significativa no tempo de estadia dos navios atracados. A infraestrutura do terminal é uma das melhores do Brasil, com capacidade de receber as maiores embarcações do mundo graças à profundidade de 17 metros do berço.
Segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, Sergni Pessoa Rosa Jr., a ampliação do cais de 800 metros para 1.200 metros permitirá que o porto opere simultaneamente com três grandes embarcações, acelerando ainda mais as operações.
Ampliação da capacidade operacional
Com essa infraestrutura ampliada, o Porto Itapoá opera três navios de forma eficiente, o que o coloca entre os principais portos do país em termos de capacidade de operação simultânea e agilidade nas operações.
Fonte: https://www.noticenter.com.br/n.php?ID=38570&T=porto-itapoa-opera-tres-navios-simultaneamente
Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc