O Porto Itapoá inicia a Fase IV de expansão, com um investimento de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. A meta é fortalecer sua posição entre os maiores terminais do Brasil e liderar na América do Sul até 2033.
Fase IV: Mais Espaço e Capacidade no Porto
Na Fase IV, haverá a expansão do pátio em 120 mil m², aumentando a capacidade para movimentar 1,8 milhão de TEUs ao ano. Localizado em Santa Catarina, o terminal atenderá à crescente demanda de importações e exportações. Além disso, essa ampliação permitirá uma operação ainda mais eficiente, beneficiando o comércio exterior brasileiro.
Modernização e Sustentabilidade na Expansão
A expansão trará investimentos em novos equipamentos, incluindo um portêiner adicional e 12 RTGs controlados remotamente. Portanto, o terminal vai melhorar sua capacidade de movimentação de contêineres, atendendo a navios de grande porte. Com essa ampliação, o cais será estendido, permitindo a atracação de três grandes navios ao mesmo tempo, o que deve aumentar a eficiência operacional.
Mais Infraestrutura para Contêineres Refrigerados
Com a ampliação, o terminal somará 1.080 novas tomadas refrigeradas, totalizando 4.038 pontos para contêineres reefers. Assim, ele se tornará o maior em tomadas refrigeradas de Santa Catarina e o segundo do Brasil. Além disso, essa infraestrutura reforça a posição de Itapoá como um hub logístico de referência.
Conclusão da Fase III e Preparação para o Futuro
Em abril, o terminal concluiu a Fase III, ampliando 200 mil m² de pátio e um armazém de 8 mil m². Agora, com a Fase IV, o Porto Itapoá visa ainda mais eficiência e modernização, destacando-se no cenário portuário nacional. Dessa forma, a meta de se tornar um dos terminais mais avançados da América do Sul está mais próxima de ser alcançada.
Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc