Você deve ter visto na última semana as diversas manchetes em nossa região anunciando o aumento da Celesc, assim como ocorreu em todo o país com diferentes concessionárias. Mas esse alarde não é para menos, afinal o aumento anunciado é de, em média 11,32%, sendo este reajuste maior para consumidores do Grupo A, que chegou a 16,81%.
A conta de energia elétrica costuma se tratar de uma boa parcela do orçamento para diversas empresas, como indústrias, que pode chegar a representar até 40% dos custos de produção. Um aumento de 16,81% impulsiona cada vez mais os empresários a buscarem por alternativas a esse gasto.
É devido a isso que muitos encontram na energia solar a solução ideal para fugir desses aumentos e ainda contribuir positivamente para a sociedade, utilizando uma energia limpa. Mas é necessário que os projetos de energia solar fotovoltaica sejam priorizados entre os consumidores que pretendem migrar para essa geração. Com a lei que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída, novas formas de taxação serão aplicadas a partir de 2023.
Para quem deseja instalar energia solar, ainda poderá garantir suas isenções até 2045, se instalado e homologado até 06 de janeiro de 2023. Isso vale, também, para quem já possui seu próprio sistema fotovoltaico.
Dentro desta lei existem diversas alterações que ocorrerão no mercado, mas a tarifação do Fio B é a que mais preocupa os consumidores e circula em conversas, quando o assunto é “taxar o sol”. Mas para quem quer instalar ainda este ano, o ideal é que procure uma empresa séria e com bom histórico, pois o sistema deve estar homologado até a data limite estipulada na lei 14.300. É bom que o consumidor tenha cautela ao escolher a empresa, mas também se apressar ao realizar seu projeto e garantir a isenção pelos próximos 23 anos.
Mas com tantas empresas de energia solar surgindo pelo estado e pouco acesso à informação sobre o setor fotovoltaico, a tarefa de encontrar a empresa ideal para a sua necessidade pode parecer algo extremamente complicado de realizar.
Em nosso próximo artigo irei lhe guiar nessa busca, apontando o que deve ser buscado e evitado em uma empresa para realizar o seu projeto de maneira segura.
Assista agora:
Empreendasc cast com Gian Siqueira