Search

Pequenas empresas, grandes investimentos

As gigantes como Vale, Petrobras, Itaú, etc, São conhecidas como Blue Chips. Neste grupo, geralmente as empresas possuem forças competitivas claras, market share relevante, e (em teoria) são empresas mais seguras para investir.

Essas empresas são amplamente acompanhadas pelo mercado – e justamente por isso – muitas vezes negociam a valores muito próximos do justo, ou seja, nem muito caras, nem muito baratas. Sendo difícil encontrar barganhas.

O outro grupo de empresas muito menores, são conhecidas como Small Caps, empresas com pequena capitalização de mercado, estas, por sua vez, são muito menos acompanhadas pelo mercado em geral, e não raramente apresentam uma excelente relação entre risco e retorno. Em outras palavras, é mais fácil de identificar pechinchas.

Por trás das histórias de investidores de sucesso, muitas delas começaram justamente investindo em small caps. Investidores que olharam para aquelas empresas que foram “abandonadas” pelo mercado e que apresentavam sólidos fundamentos, e grandes avenidas de crescimento.

Podemos citar dois casos clássicos dessas histórias aqui no Brasil, uma é a WEG, que hoje é uma multinacional e vem crescendo muito. Mas que lá no começo, estreitou na bolsa de valores como uma Small Cap.

Outra história é a da Magazine Luiza, que apesar da grande queda recentemente, foi uma empresa que esteve à beira da falência e deu a volta por cima e se tornou um dos maiores e-commerces nacionais.

Aqueles investidores que conseguiram identificar isso lá atrás se deram muito bem. Mas para alcançar isso, é preciso sair do óbvio, olhar para onde ninguém está olhando.

Analisar as empresas que se tornarão vencedoras exige trabalho e paciência, mas ninguém disse que seria fácil. Mas certamente é um trabalho que vale a pena ser feito.


* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Kako Waldrich fotógrafo

Kako Waldrich: 30 Anos de Fotografia em “04 Elementos & Oito Direções”

EmpreendaSC Cast
Brasil no Top 3 do uso do ChatGPT

Brasil no Top 3 do uso global do ChatGPT: impacto no empreendedorismo catarinense

Inteligência Artificial
mma1.jpg

Boxe Killer 4 movimenta Blumenau neste sábado com promessa de nocautes e cinturões em jogo

Eventos
Inteligência Artificial nos negócios

EmpreendaSC Talk #4: A Virada de Chave para Empreendedores na Era da IA

Destaques
Cleber Roberto Waldrich inovação em eventos

Cleber Roberto Waldrich: 20 Anos de Excelência e Inovação em Tecnologia e Eventos

Destaques