Search

Oposição acusa Zema por uso de avião oficial em agendas de pré-campanha

Deputadas da oposição apresentaram representações contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), após reportagem sobre o uso de avião oficial do governo em agendas de pré-campanha.

A deputada estadual Andréia de Jesus (PT) encaminhou uma notícia-crime à Procuradoria Regional Eleitoral do estado. Ela solicitou investigação sobre o uso de aeronaves oficiais do estado para atividades eleitorais e partidárias. A deputada Leninha (PT) solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) investigação sobre a regularidade do uso das aeronaves.

O vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) também enviou uma representação ao Ministério Público. Rousseff argumenta que a situação revela potencial violação de princípios constitucionais. O GLOBO noticiou que Zema intensificou as viagens para fora do estado após se lançar ao Palácio do Planalto. Os gastos com combustível de avião atingiram cerca de R$ 1,5 milhão no ano passado.

Viagens e Agendas

Em uma ocasião, Zema usou a aeronave oficial para viajar do Rio de Janeiro a Campinas (SP), para um encontro do Novo. A agenda do governador mostra que compromissos de pré-campanha fora de Minas costumam ocorrer em datas próximas a encontros institucionais nas mesmas cidades.

O governo de Minas, procurado, alegou que o governador teria se reunido com organizadores de um evento em Campinas no mesmo horário de um encontro do Novo. O governo afirmou que um decreto de 2005 permite o uso do avião pelo governador em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança.

Zema esteve em eventos no interior de São Paulo, além de capitais das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste desde agosto.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Trump em Davos, audiência sobre Fed nos EUA e agenda no Brasil

Economia

Galípolo se reúne com TCU para discutir compra do Banco Master pelo BRB

Economia

Dexco vende 1,2 milhão de metros cúbicos de madeira em pé

Notícias

Berkshire Hathaway pode vender ações da Kraft Heinz, diz documento

Bolsa

Ofensiva dos EUA na Groenlândia: impactos no mercado financeiro

Bolsa