Search

Ofensiva dos EUA na Groenlândia: impactos no mercado financeiro

A ofensiva dos Estados Unidos para controlar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, está sendo considerada uma ameaça por agentes do mercado financeiro. A avaliação é de que a situação pode alterar investimentos e reprecificar ativos globais.

Ramiro Gomes Ferreira, sócio e cofundador do Clube do Valor, alerta que o mercado deve tratar as investidas sobre a Groenlândia como um movimento possível, baseado em ocupação e controle direto de recursos.

Bruno Corano, economista e CEO da Corano Capital, aponta que a situação não é apenas retórica, pois Donald Trump fala sobre o assunto há algum tempo. Leonardo Netto, private banker da Guardian Capital, mencionou que a ameaça de tarifas contra países europeus já fez o mercado reagir.

Setores em destaque

Caso os EUA consigam quebrar o monopólio chinês sobre as terras raras e militarizar o Ártico, três setores podem ser impactados. As mineradoras americanas e canadenses são vistas como opções para quem acredita no sucesso da ofensiva.

Netto citou ativos como MP Materials (M2PM34), Rare Earth, The Metals Company e o ETF REMX, focado em mineração de terras raras. Enrico Cozzolino, CEO da CZZ Capital, aponta para a demanda por radares, sensores e satélites, o que pode beneficiar empresas como Northrop Grumman (NOCG34) e Lockheed Martin (LMTB34), além do ETF ITA, focado no setor de defesa.

Cozzolino avalia que o embate geopolítico pode valorizar o dólar e beneficiar exportadoras brasileiras de minério e petróleo.

Riscos para empresas europeias e chinesas

Empresas europeias podem ser afetadas, como as dinamarquesas Maersk e Novo Nordisk (N1VO34). Ramiro alerta que a ameaça de retaliação em tarifas cria alta volatilidade. Investimentos baseados na tese de que a China continuará sendo a única fornecedora viável de minerais críticos perdem força.

Empresas que não diversificarem seus fornecedores podem enfrentar sanções ou bloqueios no novo eixo liderado pelos EUA.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Galípolo se reúne com TCU para discutir compra do Banco Master pelo BRB

Economia

Dexco vende 1,2 milhão de metros cúbicos de madeira em pé

Notícias

Berkshire Hathaway pode vender ações da Kraft Heinz, diz documento

Bolsa

Tarcísio cancela visita a Bolsonaro na Papudinha, em Brasília

Internacional

Lula deve perder 21 ministros para eleições, além da saída de Gleisi Hoffmann

Notícias