O que são startups?
Antes de detalhar sobre o que são os unicórnios para as startups, preciso apresentar aos leitores o conceito delas.
O termo startup se refere a empresas inovadoras que têm, em sua maioria, como base de negócios, produtos e soluções repetíveis e escaláveis. A maioria dessas empresas tem forte atuação no ramo do desenvolvimento de softwares, mas também podem ser criadas para outros segmentos, como nas áreas de finanças, comunicação e do agronegócio, por exemplo.
Unicórnios existem? Sim!
No entanto, os leitores devem estar questionando qual a relação que há entre startups com a figura dos unicórnios. Na verdade, qualquer startup sonha um dia em se tornar um unicórnio. Isso porque essa mítica figura representa que a startup consolidou-se a um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares!
E essa expressiva quantia precisa ser obtida antes de a empresa abrir o capital numa Bolsa de Valores. Ou seja, para uma startup chegar a esse estágio é porque conseguiu oferecer inovações que revolucionam o mercado em que atuam, além de trazer novas possibilidades para a sociedade.
O termo surgiu na década passada, em 2013, pela investidora anjo (pessoa que faz investimentos de seu próprio capital em empreendimentos que surgem com perfil de alto potencial para crescer economicamente, por exemplo, as startups), Aileen Lee, quando escreveu o artigo “Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”. O uso da palavra unicórnio remetia à própria concepção de algo mágico e raro de se encontrar.
Unicórnios em startups no Brasil
Contudo, quase 10 anos depois da publicação do artigo, não é tão difícil de encontrar esses unicórnios. Alguns dos pioneiros entre eles foram o Instagram, You Tube, Uber, entre outros. Atualmente, o Brasil conta com várias empresas com esse status.
O primeiro unicórnio no país é considerada a 99, que se tornou uma referência entre aplicativos de mobilidade urbana. A startup foi criada ainda no começo da década passada e, somada a ela, já são várias startups que chegaram a esse estágio, com muitas empresas nacionais com valor de mercado acima do 1 bilhão de dólares. Entre elas, está Hotmart, Unico, Nubank, Frete.com, MadeiraMadeira, Daki, Facily, etc.
Muito do crescimento desse modelo de negócios se dá pela própria relação atual do brasileiro com a tecnologia. Todo um mercado de consumo diversificado tem sido fomentado nos últimos anos. Mesmo com os impactos da pandemia, novas possibilidades de empreendedorismo no campo da tecnologia e inovação surgiram. E o Brasil tem demonstrado esse perfil de incorporar inovações em produtos e soluções tecnológicas.
Uma revolução pela tecnologia
O fato é que as startups estão revolucionando a economia pelo dinamismo no desenvolvimento de produtos e soluções para mercados tanto no Brasil quanto no Exterior. E isso fica evidente quando analisamos o estado de Santa Catarina.
A consolidação de polos tecnológicos, com inúmeras startups investindo em inovação digital para clientes dos mais diversos modelos, ressalta o quanto Santa Catarina está em sintonia com esse novo perfil de empreendedorismo.
Com isso, toda a sociedade ganha. Novos campos de trabalho surgem; profissões se remodelam; a economia fica mais dinâmica e as áreas da educação e pesquisa são potencializadas para capacitarem profissionais no atendimento dessas demandas, como na geração de respostas, no que se refere à tecnologia, para o país e o mundo.
Dessa forma, tudo isso proporciona um valor de mercado assombroso para novos empreendimentos e, pode apostar, que se torna uma situação bem real encontrar um unicórnio por aí!
Assista agora:
Empreendasc Entrevista com Bruno Menegazzo