Search

O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

Trata-se de um conjunto de atitudes que constroem relacionamentos de confiança e criam valor para todos os stakeholders (clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e investidores).

Não há um consenso do que é o comportamento empreendedor, mas existem certos aspectos que a maioria dos especialistas consideram essenciais para este tipo de profissional. Empatia, criatividade e visão analítica são alguns deles. Veja, a seguir, o que acreditam três empreendedores e estudiosos do assunto:

Carlos Hilsdorf

“Empreendedores não são pessoas extraordinárias. São pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias”, opina Carlos Hilsdorf, economista e pós-graduado em marketing pela FGV, em entrevista a Época Negócios. Autor de livro chamado “Atitudes Empreendedoras”, Hilsdorf explica que todo comportamento empreendedor é sustentado por planejamento e execução, e não apenas sonhos e ideias criativas.

Em sua obra, o autor destaca fatores essenciais do empreendedorismo como: iniciativa, que é a busca imediata por caminhos sempre que há uma oportunidade; planejamento, que é a antecipação de problemas para o negócio; disciplina, que é a organização e coerência para seguir o planejamento; e a aprendizagem empreendedora, que é a capacidade de procurar se desenvolver continuamente com lições que podem ser aplicadas na prática.

João Soler

“Os profissionais do futuro são aqueles que conseguem entrar no processo de adaptação o tempo todo. Precisam ter a capacidade de mudança, gostar da mudança, buscar por ela e transformá-la no seu grande objetivo, questionando tudo e todos e sabendo que nada dura mais que 15 minutos”, explica João Soler, especialista no ecossistema do empreendedorismo ao Correio Braziliense.

“Claro que a capacidade de mudança traz consigo uma série de outras competências, como a resiliência, o pensamento crítico, automotivação e autoconfiança, entre outros. Essas pessoas não serão as mais inteligentes, as mais rápidas nem as mais fortes, serão aquelas que conseguem se adaptar a todas essas mudanças que estão aí e outras que estão chegando”, completa Soler.

Roberto Niwa Camilo

Para Roberto Niwa Camilo, empreendedor e CEO da Markt Club, empresa de clube de benefícios, o comportamento pode ser trabalhado já desde a escola, aplicada a grade curricular e preparar o jovem para questões de negócios e economia da forma que se ensina química e física.

“Esta veia empreendedora pode ser trabalhada de inúmeras formas, inclusive na formação dos jovens. E acredito que todo mundo tenha comportamento empreendedor. Algumas pessoas enterram isso, em um dado momento. Algumas desistem. Outras têm a Síndrome do Impostor e acham que não são capazes. Mas acredito que todo mundo tenha esta veia empreendedora”, relata Roberto.

Fonte: https://www.whow.com.br/comportamento-empreendedor-especialistas/

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

gestão condominial profissional

Como Dois Síndicos Estão Transformando a Gestão Condominial no Brasil

EmpreendaSC Cast

Etanol lidera alta de preços de combustíveis em 2025, aponta ValeCard

Notícias

PMI de serviços dos EUA cai em dezembro, com PMI composto em baixa

Notícias

INSS reajusta piso previdenciário para 2026 e define calendário de pagamentos

Notícias

Reviver produção de petróleo na Venezuela exige bilhões e anos, dizem especialistas

Notícias