Robôs, mobilidade avançada e fábricas de alto desempenho. Quando pensamos em temáticas futuristas não é possível desvincular estas evoluções da energia elétrica, tão necessária em todos os âmbitos de nossa vida. Infelizmente, este bem tão primordial vem sendo visto como artigo de luxo, especialmente no Brasil, após crise hídrica, ameaças de “apagão” e aumentos constantes na conta de energia.
Ao pensar em energia solar vemos nela uma solução quase que milagrosa, frente às dificuldades enfrentadas pelos consumidores de todos os portes. Há ainda quem não acredita nesta tecnologia, mesmo após diversas empresas bem respaldadas em seus mercados e conhecidos que adotaram seus sistemas fotovoltaicos. Pense em quantas pessoas você conhece que possuem um sistema em sua casa ou empresa. É possível observar por si mesmo estes sistemas se multiplicando a cada dia nos telhados em sua rua ou bairro. É inegável afirmar que a energia solar é o futuro, mesmo parecendo tão presente em nosso dia a dia.
Hoje a energia solar corresponde a apenas 8,1% da matriz energética brasileira, sendo a terceira maior fonte atualmente. Ainda há muito mais a expandir, considerando as tecnologias cada vez mais modernas que cercam o nosso cotidiano.
Já podemos observar, por exemplo, em nossa cidade carros 100% elétricos circulando, o que, quando carregados através de energia solar, permitem fugir de dois “vilões” no orçamento de toda família ou empresa: as contas de energia e de combustível.
Com produtos que garantem mais de 30 anos de vida útil e financiamentos cada vez mais facilitados, a energia solar é um dos investimentos mais rentáveis e seguros disponíveis atualmente. Todo grande investidor pode confirmar por si só os benefícios financeiros que a energia solar trás em médio e longo prazo, sem contar a economia que é vista logo a curto prazo. Em grandes empresas da região é possível ter uma ideia de tempo médio de payback do investimento, bem como a projeção de retorno para os anos seguintes.
O futuro é solar, mas quem não correr agora para investir, perderá algumas vantagens que facilitam – e muito! – o retorno financeiro em ter seu próprio sistema de geração solar.
No próximo artigo abordaremos os benefícios de instalar energia solar ainda esse ano e garantir isenções até 2045.
Assista agora:
Empreendasc cast com Gian Siqueira