Search

O design do seu escritório pode ser o responsável pelo seu estresse

Resolvi escrever esse artigo em uma segunda feira, para começar te fazendo uma pergunta: São 11:08 da manhã. Nessas 03-04 horas que você trabalhou essa semana, você se sentiu estressado em algum momento? Tenho certeza que muitos de vocês dirão que sim.

Essa é a realidade da maioria das pessoas, e por algum motivo, tendemos a tratar isso com normalidade. Em 2020, A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmava que o estresse no trabalho era doença mais comum. As causas para isso certamente são inúmeras: problemas na vida pessoal, excesso de trabalho, cobrança, um ambiente de trabalho mal projetado.. tudo isso gera ansiedade (inclusive, o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo), e consequentemente estresse.

Então, como combater isso? Com Neuroarquitetura!

A Amigdala cerebral, uma estrutura cerebral que faz parte do sistema límbico, é ativada quando estamos em contato com volumetrias pontudas. Quando ativada, é responsável por gerar estresse e ansiedade.

Então, será que o design do seu escritório pode estar te deixando mais estressado?

Existem de fato, diversos estudos demonstrando uma preferência por objetos curvos, e isso acontece muito provavelmente pois objetos pontudos tendem a ser interpretados pelo cérebro como ameaças. Porém, ao estudar formas, assim como quando estudamos as cores, precisamos levar em consideração a experiência que temos com isso, o que esse objeto significa para nós.

Podemos ter experiências positivas, como com um bolo de aniversário, experiências neutras, como com uma mesa, ou experiências negativas, que representam perigo e ameaçam nossa sobrevivência, como com uma cobra, por exemplo.

Quando vemos uma cobra, nossa amigdala é ativada de qualquer modo, mesmo que o formato da cobra seja arredondado, e isso acontece porquê quando o cérebro é exposto a diversos estímulos (formato, experiência..), ele tende a priorizar a resposta para a demanda mais crucial em termos de sobrevivência, que no caso desse exemplo é se proteger.

Já em casos de objetos com os quais temos uma experiência positiva ou neutra, como com uma mesa de trabalho, o formato faz sim toda a diferença, pois não existe nenhuma experiência emocional negativa com esse objeto, de modo que seu cérebro vai priorizar responder a demanda da forma pontiaguda, pois essa é a única ameaça que ele reconhece.

Por isso, a dica é priorizar sempre formais mais curvas, em móveis, pinturas, paginação de piso, para garantir que o seu escritório possa gerar um impacto positivo no seu bem estar.

Faz sentido para você? Como você acha que seu escritório te afeta hoje: de forma positiva ou negativa? Conta aqui nos comentários, vou adorar saber!


Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias