Mas antes de falar do porque o Brasil é o melhor país do mundo para se investir, temos que falar do resto do mundo.
Primeiro começaremos falando dos EUA, Atualmente, os Estados Unidos estão com a maior inflação em mais de 40 anos, pra isso, eles vão ter que subir muito o juros, o que pode causar uma recessão. E pela regra, quanto maior a taxa de juros, mais atraente fica a renda fixa, e consequentemente a bolsa de valores se torna menos atraente e cai (A bolsa que por sinal, não está nada barata lá).
Na Europa, o cenário é ainda pior que os EUA, ou seja, inflação alta, subindo juros, e agravado por conta da guerra, e do corte de fornecimento do gás da Rússia, o que fez o preço do gás subir 279% em 12 meses. Além disso, o preço da energia elétrica disparou. Forçando os governos a reduzir o consumo – inclusive a França apagou as luzes da Torre Eiffel para economizar energia, e dar exemplo aos cidadãos – Por lá a recessão é mais uma certeza do que uma dúvida.
Dentre os emergentes, a Rússia, está em guerra, o que já é motivo suficiente para não investir. A China está com a política de Covid zero, deixando cidades inteiras em lockdown, soma-se a isso também, a crise no setor imobiliário do país, que corresponde a quase um terço do PIB, e a tensão com Taiwan.
A Índia continua crescendo forte, mas a proximidade com a China e a Rússia atualmente é um grande problema. Nos países da África e Oceania, praticamente não existem empresas grandes o suficiente para se investir. Na América Latina, O México está crescendo cada vez menos. A Argentina e o Chile, o populismo tomou conta, inflação alta, os dois países em crise.
Aí chegamos ao Brasil, onde começaram a aparecer muitas notícias positivas nos últimos meses.
Inflação em queda por dois meses consecutivos, desemprego caindo forte (menor patamar desde 2016), crescimento do PIB surpreendendo positivamente, e o cenário de commodities em alta fortalece muito a nossa economia.
Entre tantas notícias boas, você pode argumentar o seguinte:
– Mas Matheus, e a eleição no final do ano, isso não é um risco?
O mercado já sabe deste fato, não é mistério para ninguém de que teremos uma eleição (muito) polarizada. Isso deve trazer volatilidade aos mercados.
Mas quando olhamos para o preço dos ativos, vemos que nossa bolsa está extremamente barata. O gráfico abaixo mostra o Valor de Mercado das empresa dividido pelo Lucro. Quanto mais baixo neste gráfico, maior o desconto dos ativos.
Além disso, o Banco Central sinalizou que pretende baixar o juros no ano que vem, o que deve fazer a economia acelerar, e pela regra, juros pra baixo bolsa pra cima.
Pelo olhar do investidor estrangeiro (smart money), o Brasil é uma ilha de investimentos num cenário global caótico. Não é atoa, que somente em Agosto, entraram 18 Bilhões de reais de fluxo de capital estrangeiro na Bolsa Brasileira.
Em resumo: Compre ativos Brasileiros. Está barato demais para ignorar. E até o gringo sabe disso.
por Matheus de Souza e Silva @matheusinveste
* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.