As ações da Novo Nordisk registraram alta de 8% nesta segunda-feira (9) após a Hims & Hers suspender a venda de seu comprimido para perda de peso similar ao Wegovy.
A decisão da Hims & Hers ocorreu após pressões da Novo Nordisk e da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.
No último fim de semana, a Hims & Hers anunciou o fim da comercialização da alternativa genérica, que custava US$ 49, valor inferior ao praticado pela Novo Nordisk em seu canal oficial de vendas.
A Hims & Hers informou que decidiu encerrar a oferta do tratamento após conversas com agentes da indústria.
Reações do Mercado
A notícia da versão genérica do Wegovy provocou queda nos ativos da Novo Nordisk e da Eli Lilly. A Hims & Hers teve alta em seus títulos, mas perdeu força após a Novo Nordisk sinalizar que levaria o caso à justiça.
No início desta manhã, as ações da Novo Nordisk subiram 8,2%, apesar da desvalorização de 50% em 12 meses. A Hims & Hers teve queda de 13,6% antes da abertura do mercado, enquanto a Eli Lilly registrou recuo de 2,4%.
A Hims & Hers comercializava variantes manipuladas e injetáveis da semaglutida, aproveitando uma brecha na legislação dos EUA que permitia a venda de versões similares por terceiros em casos de desabastecimento.
A Novo Nordisk investiu na expansão de fábricas e adquiriu a Catalent por US$ 16,5 bilhões.
A FDA comunicou que planeja implementar medidas para limitar a atuação de farmácias de manipulação, o que afeta a Hims & Hers.
A semaglutida oferecida pela Hims não possui aprovação da FDA. O órgão regulador informou que vai intensificar o monitoramento sobre campanhas publicitárias.
A Novo Nordisk divulgou que tomará medidas legais contra a Hims.
A empresa afirmou que a conduta da Hims & Hers representa risco à segurança dos pacientes.