A Meta, empresa controladora do Facebook, está demitindo mais de 1.000 funcionários de sua divisão Reality Labs, que engloba projetos de realidade virtual e metaverso, e fechando estúdios de jogos. A decisão, anunciada em janeiro de 2026, visa priorizar o desenvolvimento de dispositivos com inteligência artificial.
As demissões representam cerca de 10% da força de trabalho da divisão, que contava com aproximadamente 15 mil funcionários. A reestruturação reflete a mudança de foco da Meta, que anteriormente investia em hardware de realidade virtual e no metaverso.
Fechamento de estúdios de jogos
A Meta também decidiu fechar estúdios de jogos que havia adquirido. Entre eles estão:
- Armature Studio
- Sanzaru Games
- Twisted Pixel
O estúdio responsável pelo app Supernatural VR Fitness terá a criação de novos conteúdos e recursos interrompida, mas continuará oferecendo suporte ao produto. A Meta, no entanto, manterá cinco estúdios ativos, incluindo Beat Games, BigBox, Camouflaj, Glassworks e OURO.
A empresa planeja transferir o desenvolvimento de jogos para parceiros externos, mantendo os games como parte importante de seu ecossistema. A mudança ocorre após relatos de que o orçamento do grupo de metaverso seria reduzido em 2026.
A divisão Reality Labs acumulou um prejuízo de US$ 70 bilhões nos últimos anos.
A Meta não informou quais serão os próximos passos em relação aos projetos de realidade virtual.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp



