O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja a Rio Grande do Sul nesta terça-feira, em sua primeira agenda na Região Sul em ano eleitoral. A viagem inclui participação em inaugurações do programa Minha Casa, Minha Vida e assinatura de acordos no setor naval.
Lula participa da entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no empreendimento Junção, às 11h. O ministro das Cidades, Jader Filho, estará presente. As unidades são destinadas a famílias com renda de até R$ 2.850.
À tarde, o presidente irá ao Estaleiro Ecovix de Rio Grande. Lula assinará contratos para a construção de 5 navios gaseiros, 18 empurradores e 18 barcaças, além de acompanhar a construção dos navios Handymax, da Petrobras.
Contexto Político
A viagem ocorre em um cenário de negociações para as eleições estaduais. O PT tem como pré-candidato ao governo Edegar Preto, diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O presidente do PDT, Carlos Lupi, propôs uma aliança para a candidatura de Juliana Brizola (PDT). A ex-deputada estadual é neta de Leonel Brizola. Lupi busca apoio de Lula para formar uma chapa de centro-esquerda. Paulo Pimenta (PT) e Manuela D’Ávila (PSOL) disputariam vagas ao Senado.
Lula e o presidente do PT, Edinho Silva, avaliam a proposta do PDT. Edegar Preto e Juliana Brizola não devem acompanhar a agenda do presidente no estado.