O presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por vetar o projeto de lei da dosimetria, com anúncio previsto para esta quinta-feira, 8 de janeiro. A decisão foi tomada após reunião com sua equipe e será comunicada durante evento no Palácio do Planalto que marcará os três anos dos ataques golpistas.
Reunião e Participantes
A reunião que definiu o veto contou com a participação dos ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) e Sidônio Palmeira (Secom).
Contexto Político e Estratégia
A decisão de anunciar o veto durante o evento, conforme interlocutores do presidente, visa conferir peso político à medida. A cerimônia é a primeira organizada pelo governo após o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). O projeto de lei foi aprovado no final de 2025 na Câmara e no Senado, contrariando a posição do Executivo, que já havia manifestado sua oposição.
Posicionamento e Declarações Anteriores
Em dezembro, Lula declarou publicamente sua intenção de vetar a proposta. “As pessoas que cometeram crime contra a democracia brasileira terão de pagar pelos atos cometidos contra o país”, afirmou o presidente. Lula tinha até o dia 12 de janeiro para vetar o projeto de lei.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp