Search

Linguiça Blumenau recebe o registro de Indicação Geográfica (IG)

A partir de agora, a Linguiça Blumenau é, oficialmente, um ativo territorial exclusivo e oficial da região do Vale e Alto Vale do Itajaí. Isso porque o produto acaba de receber o registro de Indicação Geográfica (IG), um selo atribuído a produtos ou serviços que carregam características do seu local de origem, reputação, valor e identidade próprios, que o diferenciam em relação a seus similares disponíveis no mercado.

O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido de reconhecimento da IG Linguiça Blumenau teve início em 2019, quando um grupo de empreendedores da região se interessou pelo tema e percebeu a importância de proteger e valorizar a receita produzida aqui. Todo processo metodológico de construção do dossiê para encaminhamento ao INPI foi conduzido pelo Sebrae/SC. 

“Ter o registro de Indicação Geográfica reforça a identidade e o vínculo do produto com o território. No caso da Linguiça Blumenau, há ainda a preservação e a proteção da receita original, que faz parte da história e do dia a dia da comunidade do Vale e Alto Vale catarinense. Por mais que no mundo inteiro se produzam linguiças, essa receita em questão é exclusiva da região oficial da IG, que engloba 16 municípios do estado. É um diferencial, que beneficia diretamente indústria e produtores, e, indiretamente, empreendedores de vários segmentos, como turismo e gastronomia”, explica Alan Claumann, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC.

Esforço conjunto

A solicitação pela Indicação Geográfica partiu da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), a requerente do registro. “Nossa maior conquista foi a união das indústrias produtoras e, por meio desse trabalho conjunto, vamos fazer valer o cumprimento das regras de uso da Indicação Geográfica, seguindo todas as determinações da norma regulamentadora da Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. Nosso produto é diferenciado, feito com carne nobre e agora terá o respeito que realmente merece”, ressalta João Rodrigues de Souza Júnior, presidente da entidade.  

Além da ALBLU e do Sebrae/SC, também estiveram envolvidas no processo de registro de IG da Linguiça Blumenau a Cidasc, a Secretaria de Estado da Agricultura e as prefeituras de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. 

“Para o empreendedor da região, essa é uma conquista que vai reverberar em várias instâncias. A indicação geográfica é um registro que valoriza o território e a oferta turística, beneficiando o comércio em geral e solidificando todo o potencial que o Vale do Itajaí tem para negócios que contribuem para o desenvolvimento econômico da região”, lembra Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale.

Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias
industria catarinense cresce

Indústria catarinense cresce 6,5% até julho e supera média nacional

Notícias
Abertura de novas empresas no Brasil

Brasil atinge recorde histórico na abertura de novas empresas em 2024

Economia
Acelerar negócios com Media for Equity

Como Acelerar Negócios com Media for Equity, com Bruno Watté

Destaques