Eu criei esta coluna com o objetivo de contar histórias inspiradoras, e a que eu compartilho a seguir eu li no perfil do Dr. Luiz Carlos Nemetz, amigo e conselheiro. Portanto, espero que também seja inspiração para você e ilustre a lição de prosperidade que aprendemos com o Presidente do Bradesco, Sr. Lázaro Brandão:
Por Luiz Carlos Nemetz:
A reunião com a Diretoria do Bradesco
Revendo alguns apontamentos, lembrei-me então de um fato que vivi há cerca de 20 anos ou mais. Trabalhava no desenvolvimento de um grande projeto empresarial para estruturação de um centro logístico numa cidade vizinha.
Nesse contexto, conseguimos formatar uma reunião com a Diretoria do Bradesco, para financiar o negócio. Acompanhado dos empresários, fomos apanhados de helicóptero no aeroporto de Guarulhos e passamos a manhã e o almoço em conversações com os técnicos do Banco na Cidade de Deus, em Osasco/SP.
Uma imensa sala reunia num só ambiente os integrantes do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva do Banco. Além disso, todos despachavam juntos desde as primeiras horas do dia; faziam refeições juntas e tinham uma completa visão das operações gerenciais. Uma orquestra afinadíssima. Algo bastante moderno e diferente para a época.
O encontro com o Sr. Lázaro Brandão
Em dado momento, adentra ao ambiente o Sr. Lázaro Brandão, então Presidente do Conselho de Administração. Já bem idoso, mas com uma imensa serenidade e extremamente lúcido, e bem informado sobre o que estávamos fazendo lá. Enquanto isso, os empresários e os técnicos discutiam o projeto, tive a deferência de um rápido papo com aquela figura marcante.
Meio tenso, sentei-me defronte sua mesa e conversamos amenidades.
A lição de prosperidade: poupar tostão para guardar milhão
Ele sabia tudo sobre Santa Catarina. Por outro lado, além disso, me contou como ocorreu a compra do Banco INCO levada a efeito pelo fundador do Bradesco Amador Aguiar. Após ouvir suas histórias, ao final da conversa, pedi-lhe um conselho de prosperidade.
Veio com essa:
- “Quem não poupa tostão, não guarda milhão!”.
Deu um leve sorriso e completou:
- “Comece com as pequenas coisas!”.
A importância das pequenas coisas
Olhou para minha mão, que segurava um clips que havia pego de sobre a mesa e quebrado para aliviar a tensão. Então me disse educadamente e de forma pausada e elegante:
“- O Bradesco tem mais de 10 mil postos de atendimento em todo o Brasil. Em cada um deve entrar pelo menos 100 pessoas por dia. Se cada cliente quebrar um clips, ao final de um dia serão 1 milhão de clips desperdiçados. Em uma semana 5 milhões. Em um ano 260 milhões. Imagina isso ao longo de uma década…
Envergonhado, entendi a lição que trouxe para a vida toda. Me despedi com um forte aperto de mão e desde então sempre me lembro disso, agradecido, quando vejo as perdas que nos trazem ao longo do tempo os pequenos desperdícios.
Dr. Luiz Carlos Nemetz
Por João Paulo Taumaturgo:
Dê Pequenos Passos Rumo ao Sucesso Empreendedor
Ao longo da vida, são as pequenas ações e escolhas que fazemos diariamente que acabam definindo nosso sucesso e prosperidade. O exemplo dos clipes compartilhado pelo Dr. Luiz Carlos Nemetz ilustra como o cuidado com detalhes aparentemente insignificantes pode, no final das contas, gerar um impacto significativo em nossa trajetória.
Devemos lembrar que, ao dar pequenos passos consistentes em direção aos nossos objetivos, conseguimos construir uma base sólida para um futuro mais próspero e bem-sucedido. Seja poupar dinheiro, investir em conhecimento, cultivar hábitos saudáveis ou estabelecer conexões valiosas, são essas pequenas ações que, juntas, nos levam ao sucesso a longo prazo.
A história contada pelo Dr. Luiz Carlos Nemetz e sua lição de prosperidade nos inspira a não subestimar o poder das pequenas coisas e a sempre nos esforçar para melhorar, mesmo que seja um passo de cada vez. Ao adotar essa mentalidade, estaremos mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a vida nos apresenta, caminhando rumo a um futuro mais próspero.