O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de um evento no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (8). A expectativa é que Lewandowski deixe o cargo formalmente na sexta-feira (9).
Motivos da Demissão
Segundo apuração do jornal O Globo, Lewandowski informou a Lula que sua saída é por motivos pessoais, visando passar mais tempo com a família. Fontes indicam que o ministro estaria esgotado após desgastes internos e disputas políticas, como a envolvendo a PEC da Segurança Pública.
Transição e Possível Substituição
Não há um nome divulgado para substituir Lewandowski. Uma das soluções cogitadas pelo governo é promover uma transição interna, com um dos secretários de Lewandowski assumindo interinamente o ministério.
Impacto da Recriação do Ministério da Segurança Pública
Outro fator que pode ter influenciado a decisão foi o anúncio de Lula sobre a possível recriação do Ministério da Segurança Pública, área que atualmente está sob responsabilidade do Ministério da Justiça. Lewandowski se posicionou contra a proposta, alegando que a criação de uma nova pasta enfraqueceria o Ministério da Justiça e fragmentaria as ações de combate ao crime organizado.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp