Pão especial, pasta de alho, recheio à escolha, muito queijo e redes sociais são os principais ingredientes da Santo Alho, rede de lanchonetes que faturou R$ 4,3 milhões em 2023, com três lojas em Santa Catarina. Fundada pelos irmãos Venicius e Mateus Cardoso, 25 e 28 anos, respectivamente, o negócio nasceu na garagem de casa e agora se prepara para crescer com franquias.
A Santo Alho ganhou notoriedade no ano passado com um vídeo viral. No registro, os empreendedores mostravam que um cliente receberia um tijolo no lugar do lanche solicitado depois de ter tentado dar um golpe via Pix. “No dia seguinte, acordei com vários jornais, rádios e sites me ligando, não esperava”, diz Mateus.
Desde o início do negócio, em 2021, os irmãos apostaram em conteúdos virais, que ultrapassam milhões de visualizações, mostrando situações do cotidiano e lançamento de produtos. Um dos últimos virais foi a apresentação do “alhotone” para o Natal, que alcançou 3 milhões de visualizações.
A Santo Alho nasceu em março de 2021, na garagem da casa da mãe dos irmãos, em Criciúma (SC). Para colocar o negócio em pé, eles recorreram a um empréstimo de R$ 10,5 mil com conhecidos. De acordo com Venicius, o negócio já começou grande. “No primeiro dia vendemos 100 unidades”, conta. Três meses depois, eles precisaram abrir uma unidade própria, com foco em delivery, que aos poucos foi ganhando mesas para atendimento presencial.
Antes de empreender, Venicius era fotografo, e Mateus atuava no ramo metalúrgico. Os dois também faziam renda extra trabalhando em uma lanchonete da região. Venicius, que sempre foi ligado em redes sociais, conta que se inspirou em negócios parecidos que viu em outros estados, como o Pão de Alho do Gordo, do Rio de Janeiro.
Em menos de um ano após a inauguração, eles abriram a loja de Tubarão. A equipe ainda consistia nos dois irmãos, as esposas deles e uma funcionária que se dividiam entre as duas lojas.
“No dia em que abrimos a segunda unidade, o delivery estourou, recebemos mais de 200 pedidos em três minutos e não tínhamos pão para atender a demanda”, diz Venicius. De acordo com ele, foi necessário gerar cupons de desconto para se redimir e adequar o sistema para atender de acordo com a demanda. A situação foi registrada em um vídeo na conta da empresa no Instagram e soma 4,8 milhões de visualizações.
Em 2022, a empresa faturou R$ 1,9 milhão. O resultado animou os irmãos Cardoso a abrirem uma terceira loja, dessa vez em Araranguá, também no interior catarinense, no último mês de setembro. Todas as unidades são abastecidas a partir do centro de produção em Criciúma. De acordo com os empreendedores, o espaço tem capacidade para abastecer até dez lojas.
O cardápio da Santo Alho tem oito opções salgadas de pão de alho, como picanha, frango, coração e costela. O cliente pode escolher o tipo de pasta de alho, que pode ser mais acebolada ou não, além dos itens adicionais, como bacon e cheddar. O tíquete médio é de R$ 40. Também há algumas sobremesas, como o pão de ninho com geleia de morango.
Atualmente, o delivery corresponde a cerca de 45% das vendas do negócio. A maior parte dos pedidos é feita a partir do site próprio da marca, mas a tendência é que marketplaces ganhem mais espaço à medida que o negócio se instalar em capitais.
O plano dos empreendedores, desde o início, era transformar a Santo Alho em um negócio com projeção nacional. Por essa razão, os irmãos se preocuparam em iniciar a expansão já com processos de padronização, como o porcionamento exato de todos os itens. “Diariamente recebemos mensagens de pessoas querendo abrir franquias. Ou clientes que pedem para instalarmos uma loja nas suas cidades”, diz Venicius.
O processo de formatação para se transformar em uma franqueadora deve ser concluído até o próximo mês. O plano é crescer de forma comedida. “Estávamos com um grupo que queria acelerar muito a marca, mas não íamos dar conta de manter a qualidade”, afirma Venicius.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/ideias-de-negocios/noticia/2024/01/irmaos-faturam-r-42-milhoes-vendendo-pao-de-alho-turbinado.ghtml