O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou que Irã e Estados Unidos chegaram a um acordo sobre os principais “princípios orientadores” em negociações nucleares em Genebra. A informação foi divulgada nesta terça-feira.
Araqchi declarou à mídia iraniana que, apesar do progresso, um acordo não será alcançado em breve.
Exercícios Militares e o Estreito de Ormuz
A mídia estatal iraniana informou que o Irã fecharia temporariamente parte do Estreito de Ormuz, rota de abastecimento global de petróleo, enquanto negociações sobre o programa nuclear estavam em andamento com os EUA.
A Guarda Revolucionária iraniana realizou exercícios militares no local.
Declarações de Autoridades
O presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou a possibilidade de uma “mudança de regime” em Teerã. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que tentativas dos EUA para derrubar o governo iraniano fracassarão.
Em referência ao reforço naval dos EUA na região, Khamenei acrescentou: “Mais perigosa do que um porta-aviões é a arma que pode enviá-lo ao fundo do mar.”
Participantes das Negociações
Steve Witkoff e Jared Kushner, enviados norte-americanos, participaram das negociações em Genebra, que foram mediadas por Omã, segundo uma fonte informada sobre o assunto.
O fechamento temporário do estreito, devido a “precauções de segurança”, foi relatado pela mídia estatal iraniana.