Search

Inteligência europeia: Acordo de paz na Ucrânia em 2026 é improvável

MUNIQUE, 19 Fev (Reuters) – Chefes de serviços de inteligência europeus avaliam como baixa a chance de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia em 2026.

As autoridades, que falaram sob condição de anonimato à Reuters, indicaram que a Rússia não demonstra interesse em finalizar o conflito rapidamente.

Posição europeia

Quatro dos chefes de inteligência europeus afirmaram que a Rússia utiliza as negociações com os EUA para buscar alívio de sanções e acordos comerciais.

Um dos chefes de inteligência europeus descreveu as negociações como um “teatro”.

As declarações divergem das expectativas da Casa Branca, que, conforme relatado pela Ucrânia, busca um acordo antes das eleições de meio de mandato nos EUA em novembro.

Um dos chefes de inteligência europeus afirmou que a Rússia não está buscando um acordo de paz, mas sim seus objetivos estratégicos, que incluem a destituição do líder ucraniano Volodymyr Zelenskiy e a transformação da Ucrânia em uma zona tampão “neutra” para o Ocidente.

Um segundo chefe de inteligência mencionou que a Rússia não necessita de uma paz rápida e que sua economia “não está à beira do colapso”.

Os serviços de inteligência utilizam fontes humanas, comunicações interceptadas e outros meios para obter informações. A Rússia é considerada um alvo prioritário para a coleta de informações.

Negociadores ucranianos e russos se reuniram em 2026 para a terceira reunião mediada pelos EUA, sem progresso em pontos-chave, incluindo território.

Moscou exige que Kiev retire suas forças dos 20% restantes da região de Donetsk que a Rússia não controla, algo que a Ucrânia se recusa a fazer.

O segundo chefe de espionagem declarou que a Rússia poderia ficar satisfeita territorialmente se obtivesse o resto de Donetsk, mas isso não cumpriria seu objetivo de derrubar o governo pró-Ocidente de Zelenskiy.

Um terceiro chefe de inteligência afirmou que há uma crença equivocada de que a cessão de Donetsk pela Ucrânia levaria rapidamente a um acordo de paz, prevendo que a Rússia faria então novas exigências.

O lado norte-americano nas negociações é liderado por Steve Witkoff e Jared Kushner.

A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, respondeu a críticas anônimas, dizendo que elas não ajudam nos esforços dos EUA para resolver a guerra.

Os chefes de inteligência europeus avaliam como baixa a chance de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia em 2026.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Greve geral na Argentina afeta transporte público e suspende voos

Internacional

Jeffrey Epstein buscou encontro com Putin para discutir finanças, mostram documentos

Economia

Trump diz que EUA precisam de acordo com Irã e cita conversas

Internacional

Ex-príncipe Andrew é preso após denúncia de Virginia Giuffre sobre caso Epstein

Internacional

Trump diz que decidirá em 10 dias sobre possível ataque ao Irã

Internacional