Search

Iniciativa do Sebrae/SC e Salas do Empreendedor auxilia microempreendedores individuais que têm dívida ativa a regularizar a sua situação

O Sebrae/SC realiza a campanha “Regularize MEI”!, iniciativa voltada aos microempreendedores individuais que possuem dívida ativa na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) ou algum outro tipo de débito pendente, como parcelamento de Guia DAS, declaração anual de faturamento, entre outros. O objetivo é orientar cada MEI que precisa de auxílio para regularizar sua situação, a fim de que possam continuar no Simples Nacional em Janeiro/2024 e não perderem seus direitos e benefícios enquanto MEI.  

Segundo a gestora de projetos do MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira, para evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2024, sem possibilidades de reenquadramento ao regime do Simples Nacional no mesmo ano, o contribuinte MEI deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento à vista ou parcelamento dos débitos.

Para saber se o cadastro MEI tem débitos pendentes, basta acessar o PGMEI e ir na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no SIMEI”, ou consultar via App MEI ou No Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) e no Portal e-CAC é possível acessar as notificações enviadas pela Receita Federal.   

O MEI deve procurar a Sala do Empreendedor mais próxima para a análise de possíveis pendências e para regularização até 15/12/2023. Manter os débitos em dia além de permitir que o empreendedor MEI não perca o Simples Nacional e se mantenha como MEI em 2024, garante benefícios como auxílio-doença e aposentadoria no INSS, evita a cobrança judicial de débitos, facilita o acesso à linhas de crédito, empréstimos e abertura de conta corrente em nome da empresa (conta PJ), além de manter a dispensa de contador. 

O apoio aos empresários está sendo realizado em mais de 100 municípios catarinenses pelas Salas do Empreendedor distribuídas pelo Estado. Confira os locais em: https://www.sebrae-sc.com.br/storage/documentos/Lista-Salas-do-Empreendedor-SC_Regularize-MEI-2023_01_12.pdf


Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

WEG compra indiana Sanelec por US$ 5,2 milhões para reforçar controles em geração de energia

Notícias
maior cuca do Brasil

Roberto Fritzke: O Empreendedor Que Transformou a Tradição da Cuca em um Império Comunitário em Blumenau

Destaques
Aeroporto de Congonhas tem caos após ao menos 167 voos serem cancelados após ventania

Congonhas registra 167 voos cancelados após ventania em São Paulo

Notícias

Inflação oficial sobe 0,18% em novembro e volta a ficar dentro da meta do BC

Notícias

Salário mínimo vai a R$ 1.621 em 2026 com reajuste de 6,79%

Notícias