O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), inelegível pela Justiça Eleitoral até 2032, está oferecendo consultoria política para as eleições deste ano. A informação foi publicada em 22 de janeiro de 2026.
A consultoria é liderada por Filipe Sabará, ex-coordenador de campanha de Marçal na disputa pela prefeitura de São Paulo. Sabará também tem auxiliado o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no relacionamento com empresários.
Empresas de consultoria
Documentos da Junta Comercial de São Paulo revelam que Sabará abriu duas empresas de publicidade e treinamento no ano passado. Uma delas, a Unipoli, vende cursos online por R$ 496. A consultoria, chamada “Máquina de votos”, tem foco na “ação digital”.
Marçal afirmou em uma palestra em novembro que iria “liberar várias coisas na próxima eleição”.
A página do negócio no Instagram tem 25 seguidores. Entre eles está o ex-deputado estadual Frederico D’Ávila (PL-SP). D’Ávila confirmou as negociações e disse que está aguardando o envio da proposta.
Além de Sabará e Marçal, a empresa conta com Rodrigo Kherlakian e Daniel Gonzales.
Advogados especialistas em Direito Eleitoral indicam que influenciadores podem prestar serviços de assessoria política e marketing, mas não podem cobrar por exposição em suas redes ou obter favorecimento em troca de apoio.
Sabará procurou o governador de São Paulo para uma reunião em janeiro, como emissário de Flávio Bolsonaro. Na conversa, pediu ao governador que fizesse postagens explícitas em apoio ao senador.