NOVA DÉLHI, 10 Fev (Reuters) – A Índia está em negociações com Brasil, Canadá, França e Holanda sobre acordos para explorar, extrair, processar e reciclar minerais críticos.
O foco das negociações são lítio e terras raras. A Índia também busca acesso a tecnologias de processamento de minerais.
Acordo com a Alemanha
A Índia pretende replicar elementos de um acordo sobre minerais críticos assinado com a Alemanha em janeiro. O acordo com a Alemanha abrange exploração, processamento e reciclagem, bem como a aquisição e o desenvolvimento de ativos minerais em ambos os países e em países terceiros.
O Ministério de Minas está liderando o esforço.
Visita de autoridades
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, deve visitar a Índia no início de março. A visita tem como objetivo assinar acordos sobre urânio, energia, minerais e inteligência artificial.
A Índia tem procurado minerais críticos em todo o mundo. O país assinou pactos com Argentina, Austrália e Japão. A Índia também está em negociações com Peru e Chile sobre acordos bilaterais mais amplos que também abrangem minerais críticos.
Em 2023, a Índia identificou mais de 20 minerais, incluindo o lítio, como “críticos” para sua transição energética e para atender à crescente demanda da indústria e do setor de infraestrutura.



