A primeira-ministra Sanae Takaichi conquistou uma supermaioria na Câmara Baixa do Parlamento japonês, após a eleição antecipada realizada no domingo. O Partido Liberal Democrata (PLD), liderado por Takaichi, garantiu 316 cadeiras.
O resultado permite que Takaichi vete qualquer legislação da Câmara Alta, fortalecendo sua capacidade de avançar com sua agenda.
Impactos no Mercado
Após a vitória, o índice Nikkei 225 ultrapassou 57.000 pontos, atingindo um novo recorde histórico, e o índice Topix subiu para 3.825,67 pontos.
O rendimento do título do governo japonês de 10 anos subiu 4 pontos-base, para 2,27%, na segunda-feira. Antes da eleição, Takaichi anunciou um orçamento recorde de 122 trilhões de ienes para o ano fiscal com início em 1º de abril.
O iene se fortaleceu 0,4%, sendo negociado a 156,55 por dólar após a eleição.
A ministra das Finanças, Satsuki Katayama, afirmou que poderia se comunicar com os mercados financeiros na segunda-feira, se necessário, após a vitória de Takaichi. Katayama não descartou a adoção de medidas contra “movimentos rápidos desalinhados dos fundamentos”, que poderiam incluir intervenções no mercado cambial.
O iene havia se aproximado da marca de 160 por dólar no início deste ano.