O Ibovespa futuro abriu em queda nesta sexta-feira, cotado a 191.895 pontos às 9h01. O minidólar com vencimento em março (WDOH26) começou o dia com baixa de 0,04%, a 5.221,50. O dólar comercial abriu em queda de 0,27%, negociado a R$ 5,212 na compra e R$ 5,213 na venda às 9h06.
Cenário Econômico
O núcleo da inflação anual ao consumidor do Japão atingiu em janeiro o menor nível em dois anos, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira. Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em alta, com investidores aguardando dados econômicos e uma possível decisão da Suprema Corte sobre tarifas. O mercado acompanha a divulgação do índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) de dezembro, principal termômetro de inflação do Federal Reserve.
A atividade empresarial na zona do euro acelerou em fevereiro, impulsionada pela recuperação da indústria. A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, prometeu romper com a “austeridade fiscal excessiva”.
Empresas e Setores
A Azul (AZUL53) aprovou a emissão de bônus de subscrição. O Bradesco BBI rebaixou a recomendação da Porto Seguro (PSSA3) de compra para neutra. A Embraer fechou parceria com a Northrop para aprimorar o KC-390 para a Força Aérea dos EUA.
O Ministério da Agricultura e a ABPA discutiram oportunidades para a exportação de carne de frango do Brasil à Índia.
Outras Notícias
O Kremlin afirmou que as relações com o Japão foram reduzidas a zero. A legislatura venezuelana aprovou uma lei de anistia limitada. O BC fixou prazo máximo de 3 anos para autorizar exchanges de criptomoedas.
A Gol avança no fechamento de capital após adquirir 75% das ações PNs em OPA. O dólar caminha para maior ganho semanal desde outubro.
A Justiça bloqueou de forma cautelar créditos de ex-acionistas da Oi (OIBR3).
A comitiva brasileira na Índia buscou abertura comercial para exportação de carne de frango.
O Ibovespa fechou o pregão de ontem com alta de 1,35%, aos 188.534,42 pontos.