O Ibovespa Futuro iniciou a sessão desta segunda-feira (9) em alta, com foco nos resultados corporativos e na fala do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Às 9h07 (horário de Brasília), o contrato para fevereiro subia 0,23%, atingindo 183.820 pontos.
Resultados corporativos
O BTG Pactual (BPAC11) anunciou um lucro líquido ajustado de quase R$ 4,60 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 40,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
BB Seguridade, BTG, Vale, Petrobras e outras ações também estão em destaque. BB Seguridade (BBSE3), Motiva (MOTV3) e São Martinho (SMTO3) divulgarão seus balanços ao final do dia.
Eventos e agenda
Às 9h30, Galípolo participa do evento Estabilidade Financeira e Perspectivas para 2026 e 2027, promovido pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em São Paulo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, visitou o centro de produção de vacina contra a dengue do Instituto Butantan, em São Paulo. Posteriormente, haverá uma cerimônia de anúncios de investimentos em educação e saúde em Mauá.
Mercado internacional
As ações globais avançaram nesta segunda-feira, impulsionadas pela recuperação das ações de chips nos Estados Unidos. Nos EUA, a probabilidade de corte de juros até junho é alta. Dados econômicos sobre emprego, inflação e vendas no varejo serão divulgados esta semana.
O Dow Jones Futuro caía 0,10%, o Nasdaq Futuro recuava 0,23% e o S&P 500 Futuro subia 0,42% em Wall Street.
O dólar futuro para março, o mais líquido no Brasil, caía 0,23%, a R$ 5,230.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com as ações japonesas liderando os ganhos após a vitória da primeira-ministra Sanae Takaichi nas eleições. O Partido Liberal Democrático conquistou uma supermaioria de dois terços na câmara baixa.
Os preços do petróleo recuam. As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa pela sexta sessão consecutiva.