O Ibovespa Futuro apresentou baixa nos primeiros negócios desta sexta-feira (20), enquanto investidores aguardavam dados econômicos dos Estados Unidos. As tensões entre EUA e Irã também influenciaram o mercado.
Às 9h04 (horário de Brasília), o contrato para abril registrava queda de 0,07%, atingindo 192.170 pontos.
Dados Econômicos em Foco
Investidores acompanham a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA referentes ao quarto trimestre, além do índice PCE, medida de inflação utilizada pelo Federal Reserve.
O crescimento econômico dos Estados Unidos provavelmente desacelerou no quarto trimestre, influenciado por interrupções causadas pela paralisação do governo e pela moderação nos gastos do consumidor.
As ações globais avançavam nesta sessão, mesmo diante de um potencial conflito entre EUA e Irã que ajudou a elevar os preços do petróleo.
Cenário Internacional
O presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu um prazo de 10 a 15 dias para que o Irã feche um acordo sobre seu programa nuclear.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,08%, o Nasdaq Futuro recuava 0,06% e o S&P 500 Futuro tinha baixa de 0,07%.
O dólar futuro para março registrava queda de 0,03%, cotado a R$ 5,222.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa.
Os mercados europeus operam em alta, enquanto investidores aguardam dados econômicos e balanços corporativos, além de monitorarem as tensões entre EUA e Irã.
Os preços do petróleo subiram para o maior patamar em seis meses.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Nova Délhi, onde visita o novo escritório da ApexBrasil.