Capital de SC lidera ranking de inovação e aparece em 2º Lugar no Ranking Geral, Joinville é a 3ª.
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou as 10 melhores cidades brasileiras para empreender em 2023. São Paulo lidera o ranking geral, seguida por Florianópolis (SC), Joinville (SC), Brasília (DF) e Niterói (RJ). O relatório avaliou 101 municípios mais populosos do Brasil, levando em consideração sete fatores para que os negócios tenham sucesso: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Florianópolis se destacou como uma das melhores cidades empreendedoras do país, ocupando a primeira posição no quesito inovação. Além disso, a capital catarinense também se destacou no ranking das melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo.
Já a Capital Brasileira da Dança, Joinville, se destacou no quesito Ambiente Regulatório, ficando em 2º lugar. Este quesito considera as políticas públicas de desburocratização e aceleramento de processos, assim como o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem na eficientização dos trâmites junto ao poder municipal.
A divulgação do ranking é importante pois dá luz aos empreendedores que buscam ambientes mais favoráveis a atividade empresarial, assim como cria uma disputa saudável entre os municípios para facilitação e melhorias em seus processos internos.
Confira o relatório completo clicando aqui.