O etanol foi o combustível com maior aumento de preço em 2025, registrando alta de 4,92% no acumulado do ano, conforme dados da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade. Em dezembro, o preço médio do litro ficou em R$ 4,56, representando um aumento de 2,04% em relação a novembro.
Variação de preços em dezembro
Em dezembro, o preço do etanol teve alta de 2,04% em comparação a novembro e de 6,82% em relação a dezembro de 2024. A gasolina, por sua vez, apresentou um aumento de 0,13% em dezembro em relação ao mês anterior e de 1,08% na comparação com dezembro de 2024. O diesel S-10 registrou elevação de 0,13% em dezembro na comparação com novembro e de 0,25% em relação a dezembro de 2024.
Análise anual dos combustíveis
No acumulado de 2025, a gasolina teve variação de 0,52%, enquanto o diesel S-10 apresentou redução de 0,88%. O preço do diesel S-10 encerrou o ano em R$ 6,301, após atingir seu pico no primeiro trimestre. Os dados da ValeCard foram coletados entre 1º e 28 de dezembro em mais de 25 mil postos credenciados.
Motivos da alta do etanol
Marcelo Braga, diretor de Mobilidade e Operações da ValeCard, afirmou que a alta do etanol em dezembro está ligada à dinâmica sazonal do setor sucroenergético. Segundo ele, o fim da safra de cana-de-açúcar e o período de entressafra restringem a oferta do biocombustível em um momento de maior demanda, impulsionada pelas férias e viagens de fim de ano.
Estados onde o etanol é vantajoso
A ValeCard informou que, para o etanol ser financeiramente vantajoso em relação à gasolina, o preço do litro deve ser igual ou inferior a 70% do valor da gasolina. De acordo com essa metodologia, os estados onde o etanol compensa são: Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima e São Paulo.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp



