Você provavelmente nunca parou para pensar nisso, mas nós percebemos os ambientes através dos nossos 5 sentidos. Você vê um lugar, sente seu cheiro, ouve os sons que esse lugar transmite, toca em tudo (o tempo todo) e, dependendo do lugar, também o experimenta com o paladar.
Existe um estudo realizado pela CIA, em que eles montaram um ambiente todo branco e sem qualquer contato com o exterior: sem janelas, iluminado e climatizado artificialmente. Lá dentro, colocaram estudantes usando luvas, para que eles não tivessem nenhum dos seus sentidos estimulados. Depois de 24 horas, esses estudantes começaram a ter alucinações, que é a maneira do cérebro de combater essa falta de estímulos. Depois de 48 horas eles entraram em colapso.
Mas por que isso acontece? A gente pode comparar o cérebro com um músculo. Quando não estimulamos um músculo, e ele fica parado o tempo inteiro, vai aos poucos atrofiando. O mesmo acontece com o cérebro. Essa falta de estímulos muda a sua plasticidade, que é a capacidade dele de se regenerar, e aos poucos ele vai, de certa forma, diminuindo.
Pesquisando uma imagem de um quarto branco para ilustrar esse artigo, descobri que esse é também um conhecido método de tortura, muito usado em prisioneiros no Irã: o quarto branco ou “White Room” é uma técnica de tortura que é considerada uma das mais perigosas formas de aflição mental.
Agora, o preocupante nisso tudo é que o quarto branco desse estudo é muito semelhante com vários ambientes de trabalho que vemos por aí. Paredes, forro, piso e móveis brancos. Sempre fechados, climatizados e iluminados artificialmente. Muitos não tem nem janelas. O impacto que essa constante falta de estímulos gera na nossa saúde (e consequentemente na nossa produtividade) é enorme.
Nós, seres humanos, funcionamos de acordo com o Ritmo Circadiano, ou seja, nosso ciclo biológico (sono, digestão, temperatura corporal..) está diretamente ligado com a variação de luz natural, com a temperatura ambiente, com o dia e com a noite.. Dessa forma, quando passamos o dia nos privando desse tão necessário contato com o meio ambiente, e só proporcionamos ao nosso corpo poucos estímulos, e que ainda por cima são artificiais, prejudicamos muito o nosso bem estar.
Meu objetivo com esse artigo é causar em vocês uma provocação.
Vá para o seu escritório, pare e pense:
- Como eu me sinto aqui?
- Esse lugar estimula meu cérebro? Ou é um espaço monótono, que não me permite contato com o exterior, com a natureza?
Eu acredito que todo mundo merece trabalhar em um lugar em que se sinta bem. E aí já sabe, né? Gente feliz trabalha melhor.
* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.