Search

Empresa gasparense do ramo alimentício oferta mix de produtos 100% naturais

Da visão empreendedora dos sócios André Ricardo Francisco, Tiago Torresani e Danilo Miguel Martins Marques e da paixão em ofertar alimentos 100% naturais nasceu no município de Gaspar a empresa Santo Óleo. Com menos de dez anos de trajetória a empresa atende todos os estados brasileiros, além de exportar seus produtos para a América do Sul e do Norte.

A concepção da empresa trouxe ao mercado a oferta de proporcionar produtos de alta qualidade e que entregaria saúde e bem estar aos consumidores. “Identificamos a necessidade de oferecer opções mais diversificadas, saudáveis e sustentáveis no mercado de óleos naturais prensados a frio e após dois anos de estudos dentro de um plano de negócio, decidimos criar uma marca comprometida com a qualidade e inovação, mas que acima de tudo fosse competitiva”, revela um dos sócios, Danilo Miguel Martins Marques.

Como toda empresa, o início foi modesto no ano de 2016 com um investimento teoricamente baixo em maquinário e em obra-prima. Com uma estrutura física de apenas 50m², os primeiros atos da Santo Óleo foram minimamente calculados, tendo a empresa que compartilhar dentro deste mesmo espaço físico o escritório, o estoque e o próprio maquinário.

Inicialmente o maquinário adquirido pelos sócios realizava apenas a operação de extração e filtragem do produto, enquanto o processo de envase, rotulagem e acabamento era todo feito de modo manual. Atividade que segundo Danilo custou inúmeros fins de semana à família, com a mobilização de todos na função de rotular os potes.

O pioneiro dos produtos desenvolvidos pelos jovens empreendedores gasparenses foi o óleo de coco, que por sinal é hoje o carro chefe da empresa. Inclusive o produto que é reconhecido nacionalmente como referência na categoria. Hoje a Santo Óleo possui dois tipos de óleos de coco extra virgem, que se diferenciam pela parte do coco que é extraído: o óleo de coco extraído da polpa e o óleo de coco extraído da película do coco, sendo que ambos são comercializados em variados tamanhos.

“Com muita determinação conseguimos superar este período inicial e acelerar a o processo de vendas, mais até do que teoricamente tínhamos capacidade de entregar naquele momento, tanto que, em pouco tempo conseguimos ampliar o espaço físico com mais duas salas, se transformando em 150m²”, revela o sócio.

E dali em diante a Santo Óleo não parou mais de crescer. Em menos de um ano a empresa já estava instalada em um galpão de 450m², além de ter firmado uma importante parceria com uma distribuidora aqui de Santa Catarina, que adquiria e revendia toda a produção da empresa. Esse fluxo de caixa assegurado permitiu automatizar toda a linha de produção e expandir a capacidade produtiva e consequentemente a comercialização Brasil a fora.

O mix de produtos também foi se ampliando com o passar do tempo para produtos derivados do coco, tais como leite de coco em pó, farinha de coco e açúcar de coco, além de outros óleos naturais prensados a frio, como o óleo de linhaça dourada, óleo de açaí e óleo de maracujá. Foi assim que a empresa chegou até grandes clientes varejistas, atacadistas e distribuidores de todo o país, inclusive fazendo o primeiro processo de exportação para o Paraguai e também para o Canadá.

De acordo com o sócio Danilo, o mercado de produtos saudáveis e naturais teve um aumento significativo nos últimos cinco anos. “Apesar do cenário em franca ascensão essa foi uma fase desafiadora, marcada principalmente pelas incertezas do mercado e pelo próprio processo de inflação decorrente ainda da pandemia, onde as margens estão cada vez mais apertadas, o que faz planejarmos e trabalharmos três vezes mais para conseguirmos um resultado satisfatório”, revela.

Além do mix de produtos a Santo Óleo lançou no mercado há um ano a nova marca, a Adorô!. Um novo nicho para a empresa, de produtos prontos para consumo, tais como pasta de amendoim, barrinhas, snacks, bebidas, entre outros. E o objetivo da gestão é potencializar a nova marca ao ponto de que em breve ela possa seguir como um produto paralelo à linha Santo Óleo.

As expectativas de futuro para a empresa são de otimismo e entusiasmo uma vez que, o planejamento é se consolidar no cenário nacional, com uma maior capilaridade em mais canais, como farma, cosmético e até venda de matéria prima para outras indústrias, além de explorar novas oportunidades de exportação.

“Continuaremos investindo em inovação, buscando novas tecnologias e em fórmulas e ingredientes para aprimorar ainda mais nossos produtos, acompanhando as tendências do mercado e a exigência dos nossos consumidores”, acrescenta Danilo.

Como uma empresa fiel a práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva, a Santo Óleo sob a perspectiva dos seus empreendedores, vislumbra um futuro de crescimento constante, privilegiando o compromisso com a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes e também dos colaboradores.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias