Da visão empreendedora dos sócios André Ricardo Francisco, Tiago Torresani e Danilo Miguel Martins Marques e da paixão em ofertar alimentos 100% naturais nasceu no município de Gaspar a empresa Santo Óleo. Com menos de dez anos de trajetória a empresa atende todos os estados brasileiros, além de exportar seus produtos para a América do Sul e do Norte.
A concepção da empresa trouxe ao mercado a oferta de proporcionar produtos de alta qualidade e que entregaria saúde e bem estar aos consumidores. “Identificamos a necessidade de oferecer opções mais diversificadas, saudáveis e sustentáveis no mercado de óleos naturais prensados a frio e após dois anos de estudos dentro de um plano de negócio, decidimos criar uma marca comprometida com a qualidade e inovação, mas que acima de tudo fosse competitiva”, revela um dos sócios, Danilo Miguel Martins Marques.
Como toda empresa, o início foi modesto no ano de 2016 com um investimento teoricamente baixo em maquinário e em obra-prima. Com uma estrutura física de apenas 50m², os primeiros atos da Santo Óleo foram minimamente calculados, tendo a empresa que compartilhar dentro deste mesmo espaço físico o escritório, o estoque e o próprio maquinário.
Inicialmente o maquinário adquirido pelos sócios realizava apenas a operação de extração e filtragem do produto, enquanto o processo de envase, rotulagem e acabamento era todo feito de modo manual. Atividade que segundo Danilo custou inúmeros fins de semana à família, com a mobilização de todos na função de rotular os potes.
O pioneiro dos produtos desenvolvidos pelos jovens empreendedores gasparenses foi o óleo de coco, que por sinal é hoje o carro chefe da empresa. Inclusive o produto que é reconhecido nacionalmente como referência na categoria. Hoje a Santo Óleo possui dois tipos de óleos de coco extra virgem, que se diferenciam pela parte do coco que é extraído: o óleo de coco extraído da polpa e o óleo de coco extraído da película do coco, sendo que ambos são comercializados em variados tamanhos.
“Com muita determinação conseguimos superar este período inicial e acelerar a o processo de vendas, mais até do que teoricamente tínhamos capacidade de entregar naquele momento, tanto que, em pouco tempo conseguimos ampliar o espaço físico com mais duas salas, se transformando em 150m²”, revela o sócio.
E dali em diante a Santo Óleo não parou mais de crescer. Em menos de um ano a empresa já estava instalada em um galpão de 450m², além de ter firmado uma importante parceria com uma distribuidora aqui de Santa Catarina, que adquiria e revendia toda a produção da empresa. Esse fluxo de caixa assegurado permitiu automatizar toda a linha de produção e expandir a capacidade produtiva e consequentemente a comercialização Brasil a fora.
O mix de produtos também foi se ampliando com o passar do tempo para produtos derivados do coco, tais como leite de coco em pó, farinha de coco e açúcar de coco, além de outros óleos naturais prensados a frio, como o óleo de linhaça dourada, óleo de açaí e óleo de maracujá. Foi assim que a empresa chegou até grandes clientes varejistas, atacadistas e distribuidores de todo o país, inclusive fazendo o primeiro processo de exportação para o Paraguai e também para o Canadá.
De acordo com o sócio Danilo, o mercado de produtos saudáveis e naturais teve um aumento significativo nos últimos cinco anos. “Apesar do cenário em franca ascensão essa foi uma fase desafiadora, marcada principalmente pelas incertezas do mercado e pelo próprio processo de inflação decorrente ainda da pandemia, onde as margens estão cada vez mais apertadas, o que faz planejarmos e trabalharmos três vezes mais para conseguirmos um resultado satisfatório”, revela.
Além do mix de produtos a Santo Óleo lançou no mercado há um ano a nova marca, a Adorô!. Um novo nicho para a empresa, de produtos prontos para consumo, tais como pasta de amendoim, barrinhas, snacks, bebidas, entre outros. E o objetivo da gestão é potencializar a nova marca ao ponto de que em breve ela possa seguir como um produto paralelo à linha Santo Óleo.
As expectativas de futuro para a empresa são de otimismo e entusiasmo uma vez que, o planejamento é se consolidar no cenário nacional, com uma maior capilaridade em mais canais, como farma, cosmético e até venda de matéria prima para outras indústrias, além de explorar novas oportunidades de exportação.
“Continuaremos investindo em inovação, buscando novas tecnologias e em fórmulas e ingredientes para aprimorar ainda mais nossos produtos, acompanhando as tendências do mercado e a exigência dos nossos consumidores”, acrescenta Danilo.
Como uma empresa fiel a práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva, a Santo Óleo sob a perspectiva dos seus empreendedores, vislumbra um futuro de crescimento constante, privilegiando o compromisso com a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes e também dos colaboradores.