Search

Empreendedor do ramo vestuário ascende com negócio próprio após pandemia

Nem todos os empreendimentos conseguiram sobreviver ao boom da pandemia e ao congelamento da economia no país e no mundo. Ivan Carlos Antunes de Oliveira é exemplo de superação, que diante do período de baixa, se viu obrigado a reinventar e buscar uma alternativa para não naufragar junto da crise global.

Ivan que até aquela ocasião atuava com a confecção de uma linha de roupas femininas em sua empresa Lex, e atendendo redes de magazines que até então tiveram suas atividades suspensas, sentiu como todo mundo o baque da pandemia. Momento que o fez refletir e ao mesmo tempo redirecionar sua atenção enquanto empreendedor.

Nessa época como grande fã da motovelocidade, modalidade inclusive onde é competidor, viu uma oportunidade de mercado que lhe permitiria unir a sua profissão com seu hobby. Foi quando o empreendedor teve o feeling de iniciar uma produção de camisetas personalizadas para atletas competidores. Ou seja, aproveitando sua experiência no ramo de confecção, passou a produzir também uniformes e camisetas promocionais.

Inicialmente seu novo projeto teve como ponto de partida os competidores de motovelocidade, mas logo depois, a demanda cresceu com a procura de outras modalidades, eventos, campeonatos entre outros, que também bateram à sua porta, para adquirir seus produtos personalizados.

Atualmente, passado a turbulência do período de pandemia, o negócio que até então era Lex, ganhou também a Lex Co, que hoje segue como duas linhas de produtos paralelas, e ambas em situação estável e crescente. Porém, não foi apenas na sua vida profissional que Ivan teve de mostrar forças contra a correnteza.

Ainda quando jovem, Ivan, teve dificuldades sérias na família, totalmente desestruturada com câncer da mãe, alcoolismo do pai, tendo que desde os 12 anos aprender a ajudar nas despesas da casa. Uma história que estava fadada a um final nada feliz. “Toda essa trajetória serviu para criar uma base de vida, desejo e sede de achar uma oportunidade que transformasse minha história. A vida nunca foi fácil, porém também nunca faltaram forças e sacrifício”, recorda.

Mas toda essa dificuldade vivenciada por Ivan foi na verdade um grande aprendizado, restando a ele aceitar a atual situação sem esperanças, ou então reagir e mudar atitudes e comportamentos, para fazer desse caminho árduo, uma forma de testemunho de superação. “Minha carreira têxtil começou com carro velho em que foi minha cama por várias noites , que depois virou em dois rolos de malha, de manobrista de estacionamento a um gestor de negócios ascendente”.

Ivan começou sua trajetória neste ramo após um chamado de um amigo para lhe ajudar em uma confecção, que foi onde ele aprendeu a parte técnica da matéria prima, de como manusear, cortar, estampar e posteriormente a comercialização do produto.

Passando todas estas fases, o jovem empreendedor estava prestes a dar seu tiro certeiro, que seria empreender na área de confecções, onde já estava familiarizado. Mas isto só foi se concretizar, após alguns anos atuando área de representação, depois como proprietário de lojas de bairro, e por fim como gerente de uma equipe de vendas, onde teve acesso a produção em grande escala, período este, que Ivan classifica como o aprendizado mais desafiante de sua carreira.

Foi quando lhe surgiu à oportunidade de ingressar nessa área produtiva pelo convite de um funcionário daquela empresa para formar uma marca e atender os clientes que já eram da carteira, entretanto agora, como gestor do próprio negócio, atendendo magazines e grandes redes de lojas do país.

O período da pandemia foi o momento de teste para a Lex, que foi quando Ivan, ao invés de se abalar e recuar, ele ousou e lançou uma linha camisetas personalizadas e de uniformes, a Lex Co, para suprir uma necessidade de mercado e que até então não se enxergava. “Das voltas que o mundo dá, o que eu aprendi com tudo que passei na vida é reconhecer que, tem coisa que tem preço, outras que tem valor. O empreendedorismo me deu algo muito bom que são os recursos financeiros, um nome, uma marca, porém o que eu vejo é a sociedade acelerada, desesperada com meta, objetivo, lucro, sem se importar com aquilo que realmente tem valor e nos proporciona felicidade”, analisa.

O empreendedor que se superou e deu a volta na vida, após tanta dificuldade e tamanha reviravolta reflete que, “o homem gasta sua saúde pra ganhar dinheiro, e depois gasta seu dinheiro pra tentar recuperar a sua saúde”.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias