Search

Dólar cai após ameaça de indiciamento de Powell e ouro atinge recorde

O dólar registrou queda em relação ao euro e ao franco suíço nesta segunda-feira, enquanto o ouro atingiu um recorde histórico, após o governo Trump ameaçar o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, com uma acusação criminal.

Queda do Dólar e Valorização do Ouro

O índice do dólar, que mede a força da moeda em relação a uma cesta de seis moedas, cedia 0,37%, marcando 98,759 e interrompendo uma sequência de cinco dias de valorização. O ouro saltava para US$ 4.600,33 por onça.

Contexto da Ameaça

A ameaça de indiciamento foi anunciada após o governo Trump sinalizar uma possível intervenção na política monetária. O Departamento de Justiça apura se Powell mentiu ao Congresso sobre a reforma da sede do Federal Reserve. Powell divulgou um vídeo em que defendeu a independência do banco central e afirmou que a ameaça de acusação criminal está ligada à resistência do banco central às demandas do governo Trump por cortes de juros.

Reações do Mercado

O franco suíço teve o melhor desempenho em relação ao dólar, com alta de 0,52%. O euro avançou 0,44%, atingindo 1,1688, a maior alta diária desde 10 de dezembro. Thu Lan Nguyen, chefe de pesquisa do Commerzbank, afirmou que a função de resposta do banco central pode mudar se a Casa Branca tiver sucesso em obter controle da política monetária.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Preços do petróleo sobem após ameaça de Trump ao Irã e movimentações no mercado

Economia

Ações dos EUA caem com Intel e tensões geopolíticas, indica Reuters

Bolsa

Bolsas europeias fecham em queda com cautela sobre relações entre Europa e EUA

Bolsa

Ibovespa atinge 175 mil pontos e acumula alta em 2026

Bolsa

Prata atinge US$ 100 por onça e ouro tem melhor semana desde 2008

Bolsa