Search

Deputado pede renúncia de secretário após documentos sobre Epstein

O deputado republicano Thomas Massie pediu a renúncia do secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, após a divulgação de novos documentos sobre o financista Jeffrey Epstein, morto em 2019.

As declarações de Massie foram feitas à CNN, no programa Inside Politics Sunday, após a publicação de uma reportagem do The New York Times. O jornal apontou que Lutnick manteve interações “regulares” com Epstein por anos, segundo arquivos divulgados pelo Departamento de Justiça.

Declarações de Massie

Massie afirmou que Lutnick “deveria simplesmente renunciar”. O deputado disse que os registros indicam que Lutnick frequentou a ilha particular de Epstein no Caribe e manteve negócios com ele após a condenação criminal do financista.

Massie foi o principal republicano por trás da legislação que forçou a divulgação dos chamados “arquivos Epstein”.

Repercussão política internacional

O deputado citou consequências no Reino Unido. Segundo ele, o chefe de gabinete do primeiro-ministro Keir Starmer deixou o cargo após controvérsia envolvendo a nomeação do ex-embaixador Peter Mandelson, também citado nos arquivos.

Posicionamentos

Lutnick, ex-presidente da Cantor Fitzgerald, declarou em um podcast que cortou relações com Epstein após um encontro em 2005. Contudo, o The New York Times aponta que os dois seguiram em contato por anos, com reuniões, investimentos conjuntos e troca de mensagens.

Entre as novas informações, consta a obtenção do currículo da babá de Lutnick por um advogado de Epstein e uma doação de US$ 50 mil do financista para um evento em homenagem ao secretário.

Um porta-voz do Departamento de Comércio afirmou que as interações foram “muito limitadas”. A White House e o departamento foram procurados por veículos de imprensa para comentar as falas de Massie.

Com a divulgação contínua dos arquivos judiciais, o caso entrou no circuito político de Washington.

A permanência ou não de Lutnick no cargo se tornou um fator de incerteza institucional. Novos documentos podem manter o tema em debate nas próximas semanas.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Sanae Takaichi promete política fiscal após eleições no Japão

Notícias

Trump se reúne com presidente de Honduras e discute parceria de segurança

Notícias

Chefe de gabinete de Keir Starmer renuncia após nomeação de embaixador ligado a Epstein

Notícias

França: Polícia prende suspeitos por sequestro de magistrada e mãe

Notícias

Trump pede mudanças no sistema eleitoral dos EUA após alegações de fraude

Notícias